Quem explica o que sinto agora? Noite de sexta-feira. Fim de expediente. Banho tomado. Roupas limpas, com cheiro de amaciante. Brisa suave levantando a cortina do quarto. Silêncio na casa toda. Véspera de feriadão. Deu para imaginar? É exatamente assim que estou nesse momento… Absolutamente relaxada e imensamente feliz.
O dia foi longo. Dois “bailinhos de carnaval” para os alunos, um pela manhã, outro à tarde. Criançada eufórica. Adultos cansados. Mas a alegria dominou o dia. E é isso que importa! Todo mundo curtiu, dançou, catou confete no chão e jogou, com poeira, pra cima. Uma farra! Algumas coreografias ensaiadas. Outras improvisadas. Gente fantasiada. Outros com colares de havaianas e máscaras de papel. Maquiagem colorida. Isso tudo com muito suor, melecando o rosto…
Gosto desta farra. Carnaval está em mim. Gosto de ver os blocos, no centro de Vitória. Tem gosto de nostalgia. E participar do baile que a prefeitura proporciona, na Praça Oito, onde só é permitido tocar marchinhas de outros tempos. E, especialmente, acompanhar os desfiles das escolas de Samba do Rio de Janeiro, pela televisão.
A segunda-feira começará com a minha União da Ilha do Governador. Que bom! Estarei bem acordada para apreciar tudo nos mínimos detallhes. Depois virá o Salgueiro, escola do coração da minha irmã e do meu filho. Essas duas, pelo menos, com certeza, apreciarei.
Lembro da minha avó. A gente se telefonava, pela madrugada, para comentar o desfile. Eu sabia que ela estaria acordada, e ela sabia que eu estaria também. Aprendi a gostar dos desfiles, com ela. Minha avó era salgueirense. Mas também amava a Ilha. Como eu, viu a Escola nascer! Carioca, pode parecer que não, mas é muito tradicional. Curte e incentiva as tradições. Amar verdadeiramente as Escolas de Samba é uma delas.
Enfim, amanhã é Carnaval. Desejo a todos um excelente feriado, com muita alegria e animação. Se beber não dirija. Passe o volante com responsabilidade para o motorista da rodada. Amores esporádicos? Use preservativos. Lembre-se que há muita vida pela frente, depois desses quatro dias!
Confesso que não vejo a hora de chegar quarta-feira. Não gosto dessa agitação do carnaval. A festa em si em boa, mas a grande maioria das pessoas não brincam com responsabilidade. Não me tenha como pessimista, mas prefiro ficar na minha. Quando posso, participo de retiros. Bjs, amiga! Boa diversão para vc.
ResponderExcluirCarnaval é bom até pra isso: ficar à toa, quietinha em casa!!! Vale tudo!
ResponderExcluir