quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sobre sapos e crianças

sapos

“Era uma vez uma corrida de sapinhos! O objetivo era atingir o alto de uma grande torre.

Havia no local uma multidão assistindo. Muita gente para vibrar e torcer por eles. E começou a competição.

Infelizmente uma onda de negativismo pairou sobre a multidão. "Que pena!... Esses sapinhos não vão conseguir... Não vão conseguir!"

E os sapinhos começaram a desistir. Entretanto, havia um que persistia e continuava a subida, em busca do topo.

A multidão continuava gritando: "Que pena! Vocês não vão conseguir! Sapos não sobem em torres!"

E os sapinhos estavam mesmo desistindo, um por um... Menos aquele sapinho que continuava tranquilo, embora cada vez mais arfante.

Já ao final da competição, todos desistiram, menos ele. E a curiosidade tomou conta de todos, que queriam saber o que tinha acontecido. E só descobriram quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova: ele era surdo!” 

(Autor desconhecido)

sapinho surdo

Eu queria muito saber quem foi que escreveu este texto, que eu já conheço há alguns anos, só para lhe dar os parabéns. Ele é perfeito. 

Não é exagero dizer que esta simples historinha fez-me rever alguns valores; especialmente, em relação ao que esperar das crianças que ensino. Nunca mais cometi o grande erro de nivelá-las por baixo!

Acredito no potencial dos meus alunos e permito que eles corram em direção à torre do conhecimento. Se tropeçarem, ajudo a levantarem. Vou mostrando os melhores caminhos, incentivando sempre, tirando dúvidas… E à cada torre alcançada, apresento uma mais alta. E outra. E outra. E outra…

Espero sempre muito dos meus alunos. E eles correspondem. Cada um do seu jeito. O desafio é aceito com o mesmo entusiasmo com que é lançado!

As crianças podem aprender muito mais do que costumamos supor. 

Invista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.