sábado, 20 de julho de 2013

Feliz dia, meus amigos!

DSC01966

Eu poderia contar a história da minha vida só falando dos amigos que colecionei, por todo este tempo.

A primeira amiga que fiz, pra valer, foi no antigo primário. Chamava-se Márcia Suely. Com ela, aprendi as primeiras lições da vida. Ao seu lado, tive grandes momentos de total diversão e companhia. Descobri, desde cedo, que o ser humano não nasceu para viver só.

Mas a vida estava só começando e na quinta série nos separamos. Logo vieram outras amizades de escola. Como mudei muito de colégio, nenhuma delas me acompanhou por muito tempo. Mas a Fátima Duarte deixou saudades, ao final da sétima série.

Amigas também foram as colegas das turmas “oito” (1208 e 1308), do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, durante o antigo Curso de Magistério. No Ensino Médio, as amizades combinam com o período da adolescência e viram uma experiência inesquecível…

A turma era unida; éramos muito amigas. Havia a Mônica, a Fátima, a Ignez, a outra Mônica, a Aida, a Cecília, a Valéria… Mas eu era mais próxima da Márcia Elena. Éramos quase um par! Fazíamos tudo juntas. Uma coisa que eu lembro bem eram os estudos para as provas de matemática, que fazíamos, horas antes das provas. Milagrosamente, tudo que eu não aprendia com o professor, eu aprendia tudo com ela! Não havia melhor professora desta matéria.

DSC06819

Era a segunda Márcia da minha vida… Não houve nenhuma outra. Mas vieram as Reginas. Mais de uma mesmo. Várias amigas com esse nome, entraram na minha vida, já na idade adulta.

Colegas de trabalho, das faculdades. Parentes por afinidade. Pessoas que conheci ao vivo e pela internet. O leque das amizades se abriu!

Veio a Bernadette, a Carminha, a Vânia, o Roberto, a Jussara, a Rosa, as Denises, a Fábia, a Ivete, o Vander, a Heloísa, a Andreia, o Hércules, o Bravim, o Paulo, a Sandra, a Ana Cristina, a Karla, a Carine

As primas sempre foram amigas. A Cássia, a Celinha, a Suely, a Helena.  Alguns primos também. Tive tias amigas e, felizmente, ainda tenho.

Mas nesta linha de tempo, tem uma amiga que me acompanha há mais do que todas que citei. Eu só tinha cinco anos quando a conheci. De lá pra cá, não há um dia em que não nos falemos, ou não pensemos uma na outra. É uma amiga, que como eu costumo dizer, o anjo da guarda que me acompanha…

Quem me conhece já sabe de quem estou falando: da minha parceira, cúmplice, triplamente comadre, afilhada de casamento, amiga até debaixo d’água, minha irmã – Simone. E para coroar mais ainda esta amizade, ganhei uma sobrinha linda e já muito amiga, com quem divido grandes momentos e experiências.

DSC08453

Meus dois filhos são meus grandes amigos, sem dúvida. Daqueles com quem eu posso, realmente, contar… Uma sorte grande que tirei, sem dúvida. Nem sempre parentes são amigos… Afinal, a gente não os escolhe. Costuma aceitá-los.

Não tenho como citar os nomes de todas as amigas e de todos os amigos que considero. Só no facebook, consegui reunir mais de mil. E, se Deus quiser, ainda farei grandes e novas amizades nesta vida! Afinal, é o que faz valer a pena viver!

Já disseram que um amigo do lado prolonga a vida. Concordo. Sem dúvida, dá mais aconchego e qualidade ao cotidiano. Todo mundo precisa de carinho, mas precisa também de ser chamado à razão, sempre que se fizer necessário.

É o amigo que diz sim, mas, principalmente, é o amigo verdadeiro que diz não. É aquele que estende a mão para lhe tirar do buraco. É aquele que põe o sorriso de volta no seu rosto. É aquele que lhe conhece no olhar…

Eu poderia escrever horas e horas, sobre o que define uma verdadeira amizade. Mas não é preciso. Todos sabemos exatamente o que é ter e ser um amigo. Bom para nós!

Feliz dia, meus amigos! Do que sou, quase tudo devo a vocês!

Obrigada.

felizes juntos

(Quero dedicar este post a um amigo anônimo, que sempre acompanha meu blog e, diariamente, recomenda sua leitura no Google+. Ainda não descobri quem é. Um grande abraço, amigão!)

7 comentários:

  1. Minha querida amiga, realmente os momentos de diversão e companhia que compartilhamos na nossa infância criaram para nós um elo indestrutível. Mesmo o distanciamento imposto pelos caminhos diferentes que a vida nos levou não foi capaz de nos roubar este sentimento. Eu sempre, com muito carinho, lembrava de você e a recíproca se mostrou verdadeira quando, muitos anos depois, encontrei um texto seu na internet que mencionava o meu nome, procurando-me. Naquele momento, emocionada, senti-me também importante e agradecida por ser a recíproca verdadeira.
    Admiro sua força de mulher guerreira, respeito seus posicionamentos, sempre colocados com cuidadosa educação, e me orgulho muito de ser sua amiga.
    Felizes dias de muitas e grandes amizades!!!
    Márcia Suely.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem palavras... Emocionada. Nós duas somos a prova que as amizades verdadeiras são para sempre! Te gosto muito.

      Excluir
  2. OI PRIMA QUERIDA, A VIDA NOS SEPAROU MAS VOCÊ ESTÁ NO MEU CORAÇÃO.. O QUE O TEMPO NÃO APAGA É O SENTIMENTO QUE FICA PARA SEMPRE..VOCÊ SEMPRE SERÁ PRIMA, AMIGA E IRMÃ..BJS NO SEU CORAÇÃO..
    CÁSSIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade saber que, ainda, moro no seu coração, minha prima, amiga e irmã!!! Te amo.

      Excluir
  3. A amizade é como um vinho, caroe raro, mas ao contrário do vinho, a amizade faz bem quando consumido em excesso! Fico muito feliz em fazer parte desse seu hall de amigos! Te amo, mesmo que de longe minha linda!

    ResponderExcluir
  4. Amei rever a foto da época do Instituto.Saudades...

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.