segunda-feira, 1 de julho de 2013

É preciso saber ganhar!

seleção brasileira

(Foto: esporte/band/uol)

Além de saber perder, é preciso saber ganhar.

Pode parecer irônico, talvez seja, mas tenho percebido que a autoestima do brasileiro anda mal das pernas. Ou quem sabe esteja na moda, falar mal das vitórias do país…

O Brasil deu um show de bola, ontem, vencendo a seleção bam-bam-bam do momento, a Espanha, por 3 x 0 e tornou-se o Campeão da Copa das Confederações 2013. E o que eu ouvi e li, por todos os lados, foram afirmações de desconfiança e incredulidade! Colocaram em cheque o talento, a competência e a hombridade dos nossos jogadores. Em outras palavras, levantaram a hipótese de um jogo de cartas marcadas.

Fala sério! Será que alguém acredita mesmo nisso? Seria nosso Governo tão poderoso assim?! Pior que eu sei que tem gente que acredita…

A raça e a união que os jogadores demostraram em campo, praticamente os noventa minutos, não foram suficientes para convencer algumas pessoas. Depreciaram a Seleção… Optaram pelo final infeliz!

Ter visto o Fred fazer aquele gol deitado e desequilibrado, ter apreciado a defesa fenomenal do David Luiz ao tirar a bola da linha do gol, ter assistido mais outros dois gols certeiros do nosso time e nenhum outro da equipe adversária… Tudo isso e muito mais, para mim, foram suficientes. O Brasil, no futebol, está de cara nova!

Eu já cantava essa pedra desde o ano passado. Sabia que nosso futebol é majestoso, e uma hora dessas, nas mãos hábeis de um exímio treinador, voltaria a reinar absoluto. E foi o que aconteceu.

Assim como Fred, sou tricolor. Sei perder. Sei cair e me reerguer. Sou guerreira. Aprendi que depois de um jogo sempre virá um outro… Que resultados ora são favoráveis, ora não. Mas aprendi também que esporte é coisa séria. E que investir nessa área faz bem para a saúde do corpo e da alma. Traz reconhecimento para o país e seu povo. Quem não se emocionou com a dedicada e esforçada Seleção do Taiti?

É preciso reconhecer e valorizar nossas vitórias. Podemos vibrar com a nossa Seleção Canarinho sem culpa! Nem só de pão vive o homem, mas também de bons momentos para aquecer o coração. É salutar. Revigora nossas energias e dá um ânimo a mais, para voltarmos ao trabalho e as conquistas do dia-a-dia.

Já passou o tempo que o futebol era usado como disfarce para encobrir a ditadura. Só para lembrar, vivemos num país livre e democrático.

Protestar por melhores condições de vida, ou para exigir o fim da corrupção, para construirmos um país melhor será sempre palavra de ordem! Precisamos, sim, participar ativamente da história. Mas o futebol é, culturalmente, a nossa paixão! E que belo espetáculo de se ver!

Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Mas, felizmente, as duas coisas podem e devem andar juntas.

Todo dia é dia de GOOOOOOOLLLLL do Brasil! Dentro e fora do gramado. Só faz bem.

Abaixo a chatice dos mais radicais, que falam e ofendem, sem medir o alcance de suas palavras!

Penso que até para as demagogias têm limite!

carafeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.