sexta-feira, 26 de julho de 2013

Vô e Vó

avo (1)AVÓ-E-NETO

Hoje é o Dia dos Avós, daquelas pessoas que geraram os nossos pais.

e . Vovô e vovó. Avô e Avó. Voinho e voinha. Palavrinhas doces!

Já passou a época em que a gente pensava naquela turma de cabeça branca, sentada na cadeira de balanço, assistindo tv. Os avós estão cada dia mais atuantes, na sociedade e na vida dos netos.

Facilmente encontro filhos sendo criados pelos avós, sustentados por eles. Já se foi o tempo em que dia na casa da vó era sempre domingo… Hoje muitos avós têm participação direta e ativa na vida das famílias.

O que não mudou é a importância da sua existência na vida da gente: imensa!

Avós são aqueles que nos esperam com os braços abertos e comida na mesa. Pode ser um rocambole, um suco de fruta natural ou um misto quente. Pode ser um bom prato de feijão com arroz ou uma canja suculenta.

Eu tinha verdadeiro pânico de ser avó. Achava que seria a legitimação da minha velhice. Eu estava errada. Imatura ao extremo. Realmente, eu ainda não estava preparada… Existem avós bastante jovens. Bem mais do que eu.

Eu ainda não sou avó, mas poderia ser. Passou o medo. Veio o desejo. Quero ser a melhor avó que eu puder ser! Exemplo não me falta, pois eu tive a melhor de todas elas…

Há quanto tempo você não fala com sua avó? Com seu avô? Vale a pena dar uma passadinha naquela casa gostosa deles. Mesmo que eles morem com você ou bem pertinho, mesmo que você fale com eles todos os dias, não deixe de tornar o dia de hoje bem especial.

Que tal uma surpresa? O almoço por sua conta. Flores. Bombons. Um filme no cinema. Um chá das cinco. Uma bijuteria, uma blusa, uma sandália. Um cartão…

Ninguém conhece os seus avós melhor do que você. Escolha aquilo que tocará o seu coração. Haverá caso que somente a presença do neto será o melhor presente!

Não deixe a data passar em branco. Pinte com muitas cores o dias dos seus avós. É o melhor jeito de retribuir o carinho incondicional que recebeu deles, por toda a vida…

DSC09952

“Perguntaram a uma menina de nove anos o que ela gostaria de ser quando crescesse. Ela respondeu:

– Eu gostaria de ser avó! Ao ser interrogada sobre o porquê dessa ideia, ela completou:

- Porque os avós escutam, compreendem. E, além do mais, a família se reúne inteirinha na casa deles. E a menina continuou:

- Uma avó é uma mulher velhinha que não tem filhos. Ela gosta dos filhos dos outros. Um avô leva os meninos para passear e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos parecidos. Os avós não fazem nada, e por isso podem ficar mais tempo com a gente. Como eles são velhinhos, não conseguem rolar pelo chão ou correr. Mas não faz mal. Nos levam ao shopping e nos deixam olhar as vitrines até cansar. Na casa deles tem sempre um vidro com balas e uma lata cheia de suspiros. Eles contam histórias de nosso pai ou nossa mãe quando eram pequenos, histórias da Bíblia, histórias de uns livros bem velhos com umas figuras lindas. Passeiam conosco mostrando as flores, ensinando seus nomes, fazendo-nos sentir seu perfume. Avós nunca dizem “depressa, já pra cama” ou “se não fizer logo, vai ficar de castigo”. Quase todos usam óculos e eu já vi uns tirando os dentes e as gengivas. Quando a gente faz uma pergunta, os avós não dizem: “menino, não vê que estou ocupado?” Eles param, pensam e respondem de um jeito que a gente entende. Os avós sabem um bocado de coisas. Eles não falam com a gente como se nós fôssemos bobos. Nem se referem a nós com expressões tipo “que gracinha!”, como fazem algumas visitas. O colo dos avós é quente e fofinho, bom de a gente sentar quando está triste. Todo mundo deveria tentar ter um avô ou uma avó, porque são os únicos adultos que têm tempo para nós.” (www.mensagenscomamor.com)

A minha avó era bem assim…

DSC09945

Minha doce Dora Pazito.

(A qualidade das fotos não retrata em nada, a qualidade desta vó incrível… Desculpem.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.