quarta-feira, 4 de julho de 2012

Você é um bom ouvinte?

drummond2

Saber ouvir é uma arte.

Conheço poucos bons ouvintes. Ótimos, então, são raros.

Normalmente, quem nos ouve, “corta” nossa fala e introduz a sua, argumentando, exemplificando, especificando – roubando a cena! Estou cansada de falar com pessoas assim.

Começo a contar o caso e meu ouvinte dá sua total atenção por apenas dez segundos. Em seguida, já desvia o olhar e, muitas vezes, começa a deslocar-se, retirando-se do local. E aí, só nos resta engolir o resto da história.

Outras vezes, é ele que quer começar a contar o seu próprio caso. Apenas fazemos a introdução da sua fala, tão mais importante, com a tentativa frustrada de fazer a nossa.

Algumas vezes, nem acabamos de falar e já somos interpretados, até julgados! E, geralmente, de um jeito errado, pois, afinal, a história ficou pela metade...

Algumas vezes a conversa é atravessada pela chegada de um terceiro elemento… E, como já era de se esperar, já chega tagalerando e tomando para si a atenção! Perdemos o fio da meada, mais uma vez…

Muita coisa precisa ser dita, para ser compreendida. Porém nem tudo deverá ser ouvido… As pessoas não têm mais tempo ou paciência ou boa vontade para parar e ouvir! Por isso a comunicação anda falhando tanto.

Quantas vezes o assunto é de trabalho e só é dito pela metade!

Outras vezes o assunto é de família e não é falado até o fim! Entre pais e filhos, marido e mulher, amantes, amigos...

Quem nos ouve, com atenção, até o fim da nossa fala? Bem poucos...

O nome Simone, de origem hebraica, significa “aquela que ouve”. Sorte a minha ser o nome da minha irmã e grande amiga. Ela é, por coincidência talvez, uma ótima ouvinte. Tenho sorte. Mas é uma exceção na minha rede de relações interpessoais. A maioria me deixa com as palavras na boca, restando-me engolí-las. Ainda bem, que tenho como regurgitá-las e colocá-las no papel! Ou na internet.

Conto meus casos, exponho meus valores e meus pensamentos, por escrito, aqui no blog. E, vocês, leitores, se tornam meus ouvintes leais.

E haja caso para contar... Preparem-se para muitos mais ainda!

Sou ótima ouvinte, mas sou melhor falante; escrevendo, ainda chego lá!...

orelha

“Ouvir é essencial para que você perceba, verdadeiramente, quais são os valores, princípios e pensamentos da pessoa com quem você conversa e para saber lidar com ela, de uma maneira mais confortável.

Algumas dicas para você ser um bom ouvinte:

1º Não interrompa a fala do outro antes que ele conclua;
2º Não antecipe ou tente adivinhar o que o outro irá dizer;
3º Não se deixe distrair com ruídos, objetos ou outros detalhes;
4º Preste atenção às mensagens não ditas, aquelas que ficam nas entrelinhas e que dizem muito a respeito de seu ouvinte;
5º Tente manter a atenção mesmo que o assunto não seja de seu interesse ou desagradável;
6º Não se desligue da fala do outro se não estiver de acordo e não comece a pensar no argumento que irá rebater;
7º Mantenha o interesse mesmo que o tema abordado não seja da sua área, afinal essa é uma ótima maneira de saber por quais coisas seu ouvinte se interessa.” (
http://www.empreendejovem.com.br)

ouvinte

2 comentários:

  1. Denise , esse post foi ótimo , literalmente verdadeiro , eu fico extremamente indignado quando não consigo completar meu raciocínio para um interlocutor mas , acontece também quando
    grupo de pessoas me convidam para um show acústico , ai eu
    fico tocando pro nada pois , suas conversas os deixam alheios a mim
    ha ha , termino o show imediatamente .

    ResponderExcluir
  2. Denise , esse post foi ótimo , literalmente verdadeiro , eu fico extremamente indignado quando não consigo completar meu raciocínio para um interlocutor mas , acontece também quando
    grupo de pessoas me convidam para um show acústico , ai eu
    fico tocando pro nada pois , suas conversas os deixam alheios a mim
    ha ha , termino o show imediatamente .

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.