sexta-feira, 27 de julho de 2012

Olimpíadas 2012. Já começou!

LONDRES

Estão oficialmente abertos os Jogos Olímpicos de Londres 2012!

OLY-2012-OPENING-DELEGATION

(Foto: Franck Fife/AFP)

Surpreso? Provavelmente você não tem mudado o canal da sua TV...

Como não obteve a permissão para transmitir e explorar as Olimpíadas, a Globo não tem dado nenhum destaque para o maior evento esportivo da Terra.

A gente que está acostumado com as grandes coberturas jornalísticas da emissora até estranha! Mas há cerca de um ano, o mesmo ocorreu com os Jogos Pan-Americanos, o PAN. Quem não trocou o canal, não viu, nem soube de quase nada...

Segundo a própria Globo, num comunicado oficial, diz que só tem permissão para exibir dois minutos de imagens em três programas a cada dia, não se tratando de boicote.

Confira o comunicado na íntegra:

“A cobertura jornalística da Rede Globo dos Jogos Olímpicos 2012 seguirá dois princípios de que não pode abrir mão: informar os seus telespectadores e respeitar acordos sobre direitos esportivos.

Para isso, a emissora comprou da OBS (Olympic Broadcast Services) o acesso às imagens dos Jogos Olímpicos vendido a não detentores dos direitos de transmissão que aceitam as regras do COI (Comitê Olímpico Internacional) para a utilização jornalística em suas coberturas do evento.

Essas regras determinam que, ao longo do dia, um total de apenas seis minutos de imagens sejam usados por no máximo três programas jornalísticos regulares, sendo que cada um deles poderá usar apenas até dois minutos, não ultrapassando, por evento ou prova, 30 segundos ou 1/3, o que for menor. A OBS produzirá boletins atualizados de 30 minutos sobre as Olimpíadas a cada meia hora, que serão transmitidos via satélite a todos os assinantes do serviço. Imagens de arquivo de Jogos Olímpicos passados contam nos seis minutos diários e, portanto, nos dois minutos por programa. Outra restrição é que as imagens só poderão ser usadas três horas depois que tiverem sido exibidas pelo detentor dos direitos de transmissão em TV aberta. No momento em que as imagens dos Jogos Olímpicos estiverem sendo mostradas nas reportagens, os assinantes do serviço da OBS se comprometem a creditá-las ao detentor dos direitos de transmissão.

Seguindo a experiência internacional, e sem ferir as regras do COI, fotos serão utilizadas sempre que imagens de um evento não puderem ser exibidas.

São restrições importantes do COI que a TV Globo acata num esforço para bem informar os seus telespectadores. Como acontece em todo o mundo com os não detentores de direitos de transmissão, o respeito a essas regras implicará, naturalmente, uma cobertura mais limitada do que a que realizamos nos últimos anos, mas suficiente para divulgar as principais notícias sobre os Jogos Olímpicos.” (http://colunistas.ig.com.br)

olimpíadas

(Foto: The Olympic Games/facebook)

O certo é que, se você não tem TV por assinatura, só poderá assistir aos Jogos Olímpicos pela Record. A emissora paulista adquiriu os direitos sobre todas as outras , e vendeu separadamente para a TV paga e internet. O Portal R7 (da Record) e Terra oferecem transmissão ao vivo dos jogos pela internet .

Na TV aberta, espera-se uma audiência de 4,8 bilhões de espectadores, mais da metade da população mundial.

Durante os 17 dias de competições, cerca de 10 mil atletas, de mais de 200 países, serão protagonistas do grande evento. Estrelas como o velocista Usain Bolt, o nadador Michael Phelps, o tenista Roger Federer, os astros da NBA irão competir em Londres. O Brasil conta com 259 atletas e, apesar de alguns desfalques de última hora, mantém a expectativa de ao menos igualar a quantidade de medalhas de Pequim 2008: 15, sendo três de ouro, quatro de prata e oito de bronze.”(http://ba360graus.com.br)

dilma-filha-g

(Foto: Reprodução/Rede Rede Record)

O fato é que a Globo deve estar com uma baita “dor de cabeça”! Perdeu a chance de faturar mais uma grande fortuna, explorando a magnitude desse evento (não tenho nem noção de quanto seria essa montante!). Enorme! E, além disso, está pagando um mico, tamanho gorila, por não estar marcando presença na história do esporte mundial.

Sou contra qualquer monopólio nos direitos de imagem, de eventos dessa natureza. A meu ver não é democrático. Tantas vezes, foi a Globo que monopolizou, usou e abusou! Errado.

Sou pela democratização da cultura e das oportunidades iguais. Afinal, o povo (de qualquer país) precisa ser livre para escolher em qual emissora assistir o seu programa... E gratuitamente!

Que vença a de melhor qualidade e competência! Um absurdo, eventos tão maravilhosos como os Jogos Olímpicos servirem apenas a interesses econômicos e políticos das grandes empresas mundiais!

Rezemos para a Record não decepcionar. Pior ainda pode ficar...

TOCHA

(Foto: ISAF Connect to Sailing)

A Pira Olímpica já está acesa… Começou!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.