quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Só o amor basta não basta...

                                                                                                                            (Créditos na imagem)
Aos apaixonados, um alerta: o amor sozinho não sustenta a relação. Talvez numa novela da TV ou num conto açucarado mas, na vida real, uma relação entre dois precisa de muito mais. 

A gente que já viveu  mais um pouco e experimentou mais da vida, pode, enfim, concluir (às duras penas) que sentimentos precisam estar apoiados em bases sólidas para frutificarem. Ser independente financeira e emocionalmente são requisitos básicos. Ter afinidade também é fundamental. 

Grandes diferenças de classe social, de idade, de história de vida, de religião, de criação, de valores até podem dar certo, em alguns casos, mas só... excepcionalmente. Porque a gente ama o ser amado e tudo que lhe envolve: sua família, seus amigos, seus valores, sua vida antes de lhe conhecer, seu trabalho, suas crenças, etc. E como amar o que não admiramos? Não se engane acreditando que a pessoa vem "sozinha" para você... Ela faz parte de um pacote. Ame-o ou deixe-o ir.

Um relacionamento também precisa de empatia. Porém quando já se está apaixonado, a gente acha que pode passar por cima de tudo isso... E, então, logo decepciona-se, quando não deveria. Estava tudo ali; a gente que não viu... Não conseguiu ver. O amor cega as pessoas!

Muita gente apaixona-se, já estando casado ou num relacionamento estável, e não consegue separar-se, para viver o novo amor. Porque não basta amar! A gente precisa de mais... Precisa de segurança. Precisa sentir que vale mesmo a pena investir e recomeçar. Precisa estar disposto.

Por isso é tão difícil encontrar a nossa "cara metade". Alguém que nos complete, se encaixe perfeitamente, como duas peças de um quebra-cabeça. Digamos que o amor é o melhor combustível para mover os apaixonados numa relação frutífera, mas para que ela se efetive é preciso uma complexa engrenagem de combinações ideais entre dois seres humanos e, ainda, confiança, camaradagem, respeito, paciência.

Vamos à luta! Afinal, como dizia minha avó, para cada panela existe uma tampa para ela. E para quem nasceu frigideira, também vale improvisar. Vai que uma cabe!?

Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.