sábado, 26 de agosto de 2017

Por que dançar?

 

Quando eu danço, não tenho idade. Talvez volte aos dezesseis, com a sensualidade dos trinta. Talvez conserve a idade real, com o brilho da juventude. Porém, talvez, considerar a idade seja perda de tempo, algo absolutamente supérfluo, nesse caso.

Quando eu danço, embalo o corpo e me deixo levar. Se há coreografia, procuro a perfeição. Mas, ainda assim, dou um toque meu. A dança me encanta, me envolve, levante o astral!

Fico boba quando ouço pessoas dizerem que não sabem dançar. Ora, balançar o corpo é tão fácil! Ouvir o som e buscar o ritmo no balanço do compasso... Não precisa nenhum daqueles passos ensaiados, parecendo mais números circenses, do que passos de coreografia. Aliás, tudo que é exagerado passa do ponto e fica ruim.

Balançar o corpo de levinho para lá e para cá. Dobrar os braços e balançá-los também. E realizar o mesmo movimento com pescoço e cabeça. Os pés acompanham... Não precisa mais que isso. Você já está dançando!

Dançar, que também é uma atividade física, queima calorias, alivia a tensão, combate o estresse. Veja como isso acontece: 

"(...)Quando a pessoa está estressada, o corpo produz adrenalina e cortisol, que é o hormônio do estresse. Com isso, o coração fica acelerado e os músculos rígidos e tensos. Quando ela começa a dançar, a adrenalina e o cortisol que estavam circulando começam a ser gastos pelo coração e pelos músculos. Então, o corpo relaxa e o cérebro libera endorfina, dopamina e serotonina, hormônios que dão a sensação de prazer. Por isso, além de queimar calorias, dançar pode ajudar também a aliviar momentos de tensão, nervosismo e ansiedade."
 (Em http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/07/entenda-por-que-danca-faz-bem-saude-e-ajuda-diminuir-o-estresse.html)

Por tudo isso, não abro mão das minhas três aulas semanais de zumba. E, mais que isso, festa para mim tem que ter música e tem que ter dança. Todo mundo feliz balançando o esqueleto ou queimando as gordurinhas. 

Bora dançar, minha gente! Bora liberar geral, sem medo de ser feliz! Pelo menos, enquanto a gente estiver na pista...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.