quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Falando além da conta!

                                                                                                                        (Imagem: Reprodução)
Quando conversa com alguém, você consegue ouvir o que a pessoa está dizendo, sem interrompê-la, para contar suas próprias experiências? Difícil para algumas pessoas. Impossível para outras.

Eu mesma policio-me. Na ânsia de compartilhar, algumas vezes já aconteceu de atropelar meu interlocutor com meus próprios casos. E eu sei que é feio isso. Aprender a ouvir o outro é um exercício que precisamos exercitar. E por em prática.

Então alguém tenta falar e o outro corta e começa a desfiar o seu rosário... Conheço alguém assim. Tão cansativo! Certamente você conhece também. E deve estar lembrando-se dele(a) nesse momento. Acontece que a maioria das pessoas que tem esse (mau) hábito não percebe que tem. Faz e continua fazendo...

Particularmente, rogo a Deus para aumentar a minha paciência e, parando de falar, torno-me a melhor ouvinte possível. Reajo com alguns monossílados incentivadores: É? Foi? Né? Não! Pois... E, assim que posso, escapo. Desisto de qualquer conversa.

Saber ouvir é uma arte e nem todos têm esse talento. Se você estiver falando mais do que deve, pondere. Procure não contar vantagem. Sem querer, você pode estar humilhando alguém... Também pode estar se expondo ou expondo pessoas próximas, sem necessidade. Falar demais é um grande defeito que eu conheço bem.

Mas para aqueles que passam do ponto, um conselho: desconfiem. Quando a gente tem sempre muito da gente mesmo pra falar, tanto que não aguenta esperar, pode ser um sinal que há algo errado se passando... Algo como uma autoestima um tanto baixa, por exemplo. Talvez seja a hora de procurar ajuda de um especialista. Fica a dica.

Ouvir boas histórias e bons exemplos são tudo de bom. Ligue-se mais no que diz o próximo. E, de preferência, sem interrompê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.