domingo, 9 de outubro de 2016

Linda

linda(Foto: Eduardo Santorini)

Nunca se usou tanto o adjetivo “linda”, como nos dias atuais. Nunca houve tanta gente linda por aí! Não que a população esteja mais bela do que antes, mas a palavra linda parece ter mudado de significado. Coisa estabelecida pelas redes sociais. E eu aprovei.

“Linda” era um adjetivo meio arrogante… Usado para poucas. Estava até meio amarelado, no fundo do dicionário, pelo pouco uso. Bonita, bonitinha, engraçadinha eram mais usados. Mas linda, linda mesmo, muito pouco.

Vejamos:

Significado de Lindo

adj.Excessivamente bonito; que é bom de se ouvir e/ou ver; belo: um monumento lindo. Em que há perfeição; perfeito: sinfonia cujos arranjos são lindos. Que pode ser definido por possuir harmonia; elegante ou harmonioso: ela trazia um lindo sapato. (Fonte: https://www.dicio.com.br/lindo/)

Só que, devagarinho, a palavra foi caindo no gosto popular e seu significado foi ficando mais maleável. As redes sociais foram as madrinhas desta mudança.

Saiu bem na foto… está lá o comentário: lindas! Fotografia de mãe, avó bem velhinha, tia saudosa… não dá outra: lindas! A filha com a roupa nova: linda! A colega, a professora, a aluna, a madrinha, a namorada, a prima, a amiga do peito, a vizinha, a chefe, a cunhada: lindas!

Linda, agora, quer dizer: vi sua foto, gostei de lhe ver, quero lhe fazer um carinho… Não tem mais, necessariamente, a ver com estética. E isso é muito bom. Tirar uma palavra da gaveta e passar a usá-la com mais afeto e atenção só pode fazer bem.

As lindas que não se enganem, podem ou não serem bonitas, fotogênicas, tanto faz! O elogio está mais para a demonstração de carinho, do que para o reconhecimento da beleza.

Meu amigo Leo, norte-americano, não fala português, mas sabe escrever e falar “linda” como ninguém! Sabe empregá-la direitinho, nessa nova roupagem. Vez ou outra, está lá, na minha página, numa foto qualquer, me fazendo um carinho… (Leo também é lindo!)

A verdade é que a sociedade muda e, com ela, acontecem mudanças nos usos, costumes e na Língua também. É fato. E, felizmente, neste caso, a mudança foi boa…

A mudança foi linda!

Bora usar pessoal. Sem moderação. Estreitar os laços e prestar homenagens faz bem ao coração. De ambas as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.