segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Estiagem - A coisa está séria por aqui, no ES.

TORNEIRA-SEM-AGUA(Foto: Reprodução)

Há tempos não chove para valer no Espirito Santo! A situação está ficando grave. Água é vida e a questão da falta da chuva é mesmo preocupante.

Tenho acompanhado as inúmeras reportagens na midia, ao mesmo tempo em que olho para o céu na esperança de ver algo acontecer… E nada. Há dias bem nublados, mas a chuva teima em não vir.

Parte de alguns leitos de rios, agora, podem ser pisados, sem molhar os pés. Caminha-se por eles… Dá tristeza olhar! Cadê a água? E não foi o boi que bebeu…

O boi foi vendido, para não morrer de sede e de fome. O pasto acabou. Secou. Morreu. Muitas lavouras também. Perdidas. E os preços dos produtos restantes subiram na CEASA e supermercados. Perdi a fome!

A falta da chuva está mesmo complicando tudo! Estiagem terrível! Imagine precisar beber água e não poder… Querer tomar um banho e não ter como… Nem como higienizar os alimentos, fazer a comida, lavar a roupa, os utensílios… Deus!

E a gente, aqui, sem ter o que fazer para trazer a chuva… Só orar, na fé que se tem, e economizar a água que ainda resta. Usá-la com muita, muita sabedoria.

E continuar olhando as nuvens do céu… Pode ser que ajude. Vai saber…

chuva caindo(Imagem: Lindas Mensagens Facebook)

Enquanto isso…

“Racionamento de água na Grande Vitória começa nesta semana

(Foto: Arquivo gazetaonline.com - Seca no Rio Santa Maria da Vitória)

“A Cesan anunciou na tarde desta segunda-feira (19) que a Grande Vitória vai passar por sistema de racionamento de água já a partir desta semana. 

No plano de contingenciamento, os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e o bairro Praia Grande, em Fundão, passarão por racionamento por meio de rodízio de distribuição de água. Os demais bairros de Fundão e Guarapari ficam de fora do racionamento.

Os municípios serão divididos em sete áreas, cada uma delas com 30 bairros. No sistema de rodízio, cada uma destas áreas vai ficar pelo menos um dia da semana sem receber água por 24 horas, iniciando sempre ao meio-dia até às 12 horas do dia seguinte. O plano poderá sofrer ajustes em função do consumo de água e ocorrência de chuvas.

A lista dos bairros ainda não foi divulgada, mas a Cesan garantiu que fará o comunicado pelo menos 24 horas do início do racionamento.

A medida depende de aprovação Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).”

(Publicado originalmente no portal Gazetaonline, em 19/09/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.