segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Shopping Praia da Costa: dez anos fazendo parte da minha vida!

DSC08320

Um depoimento da vizinha e frequentadora mais assídua

Há exatos dez anos, em vinte e nove de outubro de dois mil e dois, Vila Velha estava na maior agitação, pois era o dia da inauguração do primeiro grande Shopping da cidade: o Praia da Costa. Até então o mais próximo que tínhamos ficava em Vitória, na capital do estado.

Uma festa, com certeza, para nós, que moramos do lado de cá da Terceira Ponte. Eu, como cidadã absolutamente urbana, não poderia deixar de prestigiar o acontecimento. E eu estava lá, no seu primeiro dia de existência. Lembro bem; fui à noite, na saída da escola, e fiquei encantada com tudo que vi, porque representava muito para a nossa cidade. Era o progresso que estava chegando para ficar.

Mal sabia eu, que não estava recebendo, como vizinho, apenas um belo e inacabado prédio, com corredores cheios de lojas coloridas e vitrines convidativas. Eu estava ganhando um companheirão!

Pode parecer engraçado, para quem não vivencia a experiência de ter uma família pequenininha e alguns poucos amigos. Alguém que migrou para cá, das bandas do Rio, tem horas que se sente muito só. E solidão demais dói... E sempre que me senti assim, corri para lá. É vida pulsante para interagir com qualquer vazio!

DSC08314

A minha história de vida se mistura com a do Shopping Praia da Costa. Morando quase ao lado, tive o meu roteiro de ida e vinda do trabalho, passando por suas galerias, anos a fio. Vi nascer cada loja aberta, assim com testemunhei as que fecharam.

Sempre soube de cor a posição de cada uma delas, todas as estavam em liquidação e, até, se os preços valiam mesmo a pena. Cheguei a ser fonte de consulta dos meus amigos.

Não que eu seja consumista. Ao contrário. Como professora, o dinheiro sempre foi contado. Mas exatamente por isso, me especializei em comprar produtos bons e baratos. Praticamente uma consultora especializada!

Mas não é só para comprar que serve um Shopping. Ele é fonte de cultura e lazer. Nestes dez anos, aprendi muito com tudo que vi por lá.

Muitas exposições enfeitaram de cultura seus corredores. Muitos desfiles trouxeram a Moda de fora para cá. Até já sambei com a GRES MUG que fez uma linda apresentação pelos seus corredores, com direito à passistas, bateria nota dez e o casal de mestre sala e porta bandeira.

Conheci gente famosa… Algumas vi de longe (ou de pertinho) por lá…

DSC07232[7]

daniele v

Já curti rock do bom, com o show dos Big Beathes, na área de eventos do L1, e muitos happy hours com direito à música ao vivo da melhor qualidade, na Praça de Alimentação! 

Já presenciei a Leader tocando parabéns para seus funcionários, enquanto eles cantavam e faziam coreografias animadas pelos corredores da loja!

Já estive com meu grande amor, em horas encantadas de romance e sedução, nas poltronas das últimas filas dos seus sete cinemas.

Já vi filmes maravilhosos, em cada uma das sete salas. Lembro que me impressionei com a qualidade do som, quando assisti pela primeira vez, ao filme que não lembro mais.

Já enfrentei longas filas e fiz muita promessa para ganhar carros, apartamentos e uma infinidade de prêmios nas promoções de Natal, Dia das Mães, dos Namorados... Sempre em vão! Ai de mim, uma esperançosa em potencial…

Já li livros infantis para as crianças quando estavam começando a ler. Já comprei sabonete de eucalipto que perfumava todo o banheiro, no Mundo Verde. E nunca mais achei para comprar por lá! O que é uma lástima…

Já tomei uma tonelada de casquinhas do Bobs, McDonald e Girafas. Almoços em quantidade sem fim, já que não gosto de cozinha…

Já ri muito das piadas de amigos, enquanto comíamos uma pizza gigante com guaraná, e as crianças brincavam nos variados brinquedos armados e desmontados, em diferentes épocas, de todos esses anos!

Meu filho, quando tinha cinco anos, foi chamado para experimentar alguns produtos e dar sua opinião sobre as lembrancinhas que seriam distribuídas numa dessas promoções de fim de ano. Nós estávamos passando pelo corredor, quando um funcionário nos convidou para subirmos até os escritórios. Nada combinado. E Gustavo ficou encantado com a carteira do Mickey.

Certa vez, ele machucou-se no rinque de patinação no gelo. Precisou ser socorrido no Hospital Santa Mônica para dar alguns pontos na perna e tomar antitetânica. Um funcionário do Shopping nos acompanhou o tempo todo.

Outra história dolorida foi o que nos aconteceu no dia da inauguração da Extensão, com a abertura do L3 para as lojas. Uma placa de gesso caiu do teto sobre a cabeça da minha mãe e sobre o meu braço, enquanto apreciávamos uma grande foto na parede, que mostrava Vila Velha, vista do alto. O bombeiro de plantão acudiu e fomos levadas para o local de Pronto Atendimento. Mas felizmente foi só o susto! Um gelo e uma cadeira para repouso resolveram o problema!

Já troquei de fogão, computador, guarda-chuva, panelas, lençóis, toalhas... E agendas, cadernos, roupas, sapatos e brinquedos! Dez anos dividindo meu salário com todas as lojas do Shopping porque, simplesmente, encontro lá tudo que procuro.

Já fiz compras no Boa Praça, antes de ser Lojas Americanas. Já me encantei com a qualidade da academia de ginástica e esportes.

DSC02497[7]

Já passei incontáveis sábados inteiros por lá.

Eu e minha irmã, acompanhadas dos nossos filhos, fizemos do Shopping Praia da Costa, o quintal da nossa casa. Se fizessem um quiz sobre ele, teríamos muita chance de acertar todas as questões!

Tudo isso já seria muito...

Mas a nossa afinidade ainda viria a ser maior com a parceria DOCEDENI e a empresa Sá Cavalcante. Pouco tempo depois que este blog foi para o ar, conheci o pessoal da Assessoria de Comunicação e dali nasceu uma bela amizade. Passei a ser convidada para todos os desfiles de moda e todos os eventos da empresa, extrapolando os limites deste Shopping! Um toma lá dá cá, onde todos ganham, pois faço, com prazer, a divulgação, neste espaço, de tudo que esta grande empresa promove no estado.

DSC02896[11]

É... Entre eu e o Shopping Praia da Costa existe muita coisa para relembrar e comemorar nesses dez anos!

Estou me sentindo meio parte da família deste aniversariante. Muito feliz em poder apagar junto as dez velinhas do bolo.

Parabéns para esta grande empresa que trouxe e traz cultura e moda para o nosso município!

bolo de 10 anos.

DoceDeni & Shopping Praia da Costa

Um comentário:

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.