segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Com todo nosso carinho, para você, professor(a)!

sorriso (1)

Hoje é quinze de outubro. Dia livre nas escolas. O dia é de folga para milhares de mestres e alunos, no Brasil. E eu acordei às cinco e meia… Professor é assim: não perde a hora, não perde o jeito, não perde a força, não perde a garra, nem com mais de trinta anos de profissão!

Professor é mesmo um sujeito estranho

Compete com outras trinta, trinta e cinco pessoas, falando mais alto que todas, sem precisar gritar! Aprende a falar com a expressão do rosto, depois que falham as cordas vocais.

Consegue amar sem medidas aquelas todas pessoas, numa matemática diferente, que consegue dividir amor, multiplicando-o por todos! Um amor que tudo perdoa, até a falta de respeito, a desvalorização, a chacota com seu carro velho, parado na porta da escola.

Professor também se entristece, especialmente, quando percebe que não consegue mudar o coração de alguém! Não é só de informações que vive o homem, e ele sabe disse. Além de informar é preciso formar e preparar para a vida! E aí quando a família falha, nem sempre o professor consegue sozinho…

A verdade é que esse profissional se alegra com as vitórias dos alunos. Partilha suas emoções de modo intenso e verdadeiro. Ele sabe que fez e faz parte do processo e seu trabalho valeu a pena!

Na formação de todas as profissões, está a presença do professor. Aquele que aprende enquanto ensina, que caminha junto, que faz acontecer!

para ser professor

Todo professor é meio palhaço, é meio artista. Incorpora, cada dia, um papel diferente. Cria o clima e a plateia gosta. Não há timidez que segure um professor na sua ribalta. Quando a aula começa, seu foco se faz presente e tudo mais perde a importância!

Talvez, por isso, seja uma categoria que é tão desvalorizada pelos patrões. No fundo, eles acham que a principal recompensa de um professor é ver seu aluno aprender, apreender o mundo… E acreditam que esse estranho profissional não precise de uma remuneração digna! Que incorreção!

Professores estudam, moram, comem, se vestem, se locomovem, se divertem tal como as outras pessoas. Precisam de dinheiro para suas necessidades, que inclui constante atualização profissional. Ou seja, remuneração digna! As homenagens são sempre bem-vindas, mas um salário justo também!

No momento em que muitas prefeituras ainda não elegeram o seu prefeito, é relevante o peso dessa categoria no processo eleitoral, pois todo professor é, por excelência, um formador de opinião! O candidato que não levar isso em conta irá perder, com certeza!

Ensinar, dividir conhecimento, formar cidadãos é um ato político, em primeira instância! Não existe professor, de verdade, em cima do muro! Por isso eles são tão intensos e apaixonados pelo que fazem. O professor é aquele que trabalha por inteiro!

professor

Neste dia especial, DOCEDENI abre espaço para demonstrações de carinho explícitas de alunos, de todos os tempos e lugares, por seus grandes e especiais mestres.

Com a palavra, os leitores/alunos:linea-de-flores

Maria Catarina Winck (RS): “Rendo minhas homenagens a duas grandes e inesquecíveis professoras, que muito me ensinaram: Dona Rute Ugalde dos Santos e Dona Carlinda Brum da Silva (falecidas)”.

‎Camila Santos (ES): “Nada melhor do que homenagear um professor(a) no dia dos professores. Hoje minha homenagem é para uma Mulher que marcou a minha infância, que marcou a minha vida! Denise Pazito, Parabéns pelo seu dia... Obrigada por você ter me ensinado muitas e muitas coisas, obrigado por fazer parte da minha história e por corrigir todos os meus erros de português (rsrsr)! Obrigada por tudo e eu SEMPRE vou repetir, VOCÊ SEMPRE SERÁ A MINHA MELHOR PROFESSORA. Saudades…”

Priscyla Soares (ES): “Parabéns, Denise Pazito, nunca vou esquecer de você, nunca. Porque foi a melhor e continua sendo, sorte de ter tido você como professora! *-*”

Vander Miguel (MG): "A primeira fase do saber, é amar os nossos professores." (Erasmo) Parabéns Denise Pazito e todos os bons professores (as) do Brasil!””

Regina Lúcia Cordeiro (RJ/ES): “A professora que marcou minha vida e me inspirou foi a Natália. A mestra inspiradora do meu saber, abrindo espaço para  o meu letramento, a partir de lições com a maravilhosa cartilha "O meu tesouro". Que lição de vida! Bons momentos e doces recordações.”

Carine Melo (ES): “As Professoras que tive e nunca esquecerei são as "tias" Elisa e Lena, inclusive são essas as responsáveis por eu ter escolhido essa profissão. Assim como você, brincava de "escolinha". Era minha brincadeira favorita e graças a Deus acabei me tornando professora e tenho muito orgulho disso... Pessoas maravilhosas como essas duas professoras que tive inspiram e fazem sonhar com esse desafio que é ensinar e APRENDER, pois acho que é uma troca muito prazerosa e tenho aprendido muito com essas crianças, uma lição de vida, é o que nos motiva a continuar.”

Rafael (@rafasaladex) (RJ): ''As bolas de papel na cabeça, Os inúmeros diários para se corrigir, As críticas, as noites mal dormidas... Tudo isso não foi o suficiente Para te fazer desistir do teu maior sonho: Tornar possíveis os sonhos do mundo. Que bom que esta tua vocação Tem despertado a vocação de muitos. Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, Quando em seu dia-a-dia Tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você Consegue olhar os olhos de todos os outros E fazê-los felizes também. Você é feliz, pois na tua matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida O teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar. Homenagens, frases poéticas, certamente farão parte do seu dia a dia, E quero de forma especial, relembrar a pessoa maravilhosa que você é E a importância daquilo do seu ofício. É por isto que você merece esta homenagem, hoje e sempre, por aquilo que você é e por aquilo que você faz. Felicidades!!! DESEJO PARABÉNS AOS PROFESSORES PELO DIA DELES!!!”

ao mestre

Juarez Rosamello (ES): “Foi a minha mãe que me ensinou a escrever, com muita paciência.”

Regina Helena (SP): “Professora Yara. Sem desmerecer os outros professores que tive, mas ela preparou seus alunos para a vida, não só a mim, mas todos os alunos que tiveram o privilégio de tê-la como professora.”

Mara Rubia Bertaso Cors (ES): “Professora Alaídes, que sempre que me encontra faz questão de dizer a quem estiver ao lado, que ela foi minha alfabetizadora. Ela é maravilhosa! Lembro de muitas aulas com ela.”

Rosalba Gazoni Lima Tovar (ES): “Foram tantas! Mas por mais incrível que possa parecer, não esqueci da professora Izabel, o terror do terceiro ano.”

Maria da Penha do Nascimento (ES): “Foi a de geografia o terror da sétima série, Alaerte.”

Gigi (ES): “Você, professora Denise, fez uma grande diferença em minha vida. Gosto muito de você. Beijosssssssssss!”

DSC07950

Gazebuna News@Gazebuna (ES): "@denisepazito: Parabéns professora! Professoras como você é que dignificam a classe!”

Denise Pazito (RJ/ES): “Embora tivesse a sorte de ter tido maravilhosas professoras e professores por onde estudei, a maior que tive não foi na escola, foi na vida. Minha maior professora foi a minha avó Dora. Aprendi a gostar de aprender com ela. Sentávamos todos os dias, para que ela me ajudasse na lição de casa. Tudo então se tornava muito mais fácil e atraente! Minha avó teve um sonho que não se realizou: ela queria ser professora. Na sua época, acreditava-se que mulher não precisava estudar!Ela se realizou em mim, quando me formei no Magistério, sempre dizia isso. E eu agora digo que, se cheguei lá, foi pelo exemplo que tive em casa. Minha avó, foi a melhor professora desse mundo!”

DORA-transp

Willian Laeber Francez (ES/SP): “As minhas primas que ainda tentam trazer luz a escuridão, feliz dia dos professores!

Patrícia Malini (ES): “João Leite, professor de história do Nacional. Decisivo na escolha do meu curso na universidade.”

Cleuza Pazzito (SP): “A professora que marcou minha vida foi Dona Cidinha, um anjo em forma de professora. Nunca vou esquecê-la...”

la professoura

Alda Moraes (ES):Uma professora que deixou marcas profundas (de carinho, amor, atenção e com ela aprendi muito): a você, Ana Gallon (Escola Adão Benezath), onde estiver, meus parabéns!!! E a você, Denise Pazito, grande professora e excelente pedagoga.

Rose Mary Fraga (ES): “Para uma professora muito especial, este dia não pode passar em branco, porém deve ser lembrada, com muita admiração, sempre pelo incentivo, pelo carinho e pela dedicação, que se nota em seus pequenos gestos, mesmo com os nossos dias tão conturbados que passamos. Você consegue fazer a diferença. Parabéns, professora Sonia Lopes Victor. Obrigada! Com muito carinho, Rose.”

Ivo Neuman (SP): “QUERO DESEJAR UM FELIZ DIA DO PROFESSOR PARA MINHA MESTRA @DENISEPAZITO!”

Lucimar Simon (ES): Aos meus mestres, professores e amigos de profissão um grande abraço em nosso dia... Sendo professor, sempre soube o valor desse tão importante profissional do saber. Agradecimento em especial Aos Professores e Amigo da UFES os quais com sua dedicação ajudaram e ajudam a formar grandes homens e mulheres para atuar na Educação deste Brasil. Parabéns Professores. Seu sempre aluno: Lucimar Simon.”

Rita Alves (ES): “Saudades do ABC Lobinho! Parabéns a Dona Iolanda que nos ensinou, por toda a infância, que podemos aprender e ser feliz!”

ABC Lobinho

(Foto: Adriana Cypreste)

barra010

Você ainda pode participar desta seleção de homenagens. Escreva a sua e mande para cá (denisepazito@hotmail.com) Terei o prazer de publicar!

Afinal,

"A felicidade aparece para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam em nossa vida." (Clarice Lispector)

professor presente

5 comentários:

  1. A profa que marcou minha vida foi D Cidinha um anjo em forma de profa,nunca vou esquece-la....

    ResponderExcluir
  2. Denise
    Que linda homenagem! Emocionante , gratificante, sensacional...
    Adorei!
    Ass- Regina Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Nooossa! Que linda homenagem! Muito show e uma professora que deixou marcas profundas (de carinho, amor, atenção e com ela aprendi muito). A você Ana Gallon (Escola Adão Benezath). Onde estver meus parabéns!!!
    E a você Denize Pazito grande professora e excelente pedagoga. Saudades!!!Bjs!!!!!
    Ass. Alda Moraes

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma professora muito legal, só para vocês ter uma ideia, eu sempre digo que ela é minha vida, sem ela eu não vivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! A Roberta deve ser mesmo muito especial! Um beijo para você e outro para ela.

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.