terça-feira, 18 de outubro de 2011

Professores: gente que faz a diferença.

turma 2010

Tanto tempo trabalhando na Educação, e conheci diferentes tipos  de professores. Alguns deles passaram, simplesmente, pela minha vida. Não recordo nem seus nomes. Foram apenas colegas de trabalho, aqueles com quem dividi o mesmo espaço, na sala dos professores. Apenas isso. Nem tive a chance de conhecê-los melhor… Talvez, confesso, nem o interesse.

Outros, porém, recordo em detalhes: grandes mestres! Aqueles que me ensinaram a ensinar. Pessoas com quem conversei, absorvendo cada vocábulo, cada pausa para respiração! Felizmente foram a maioria.

Fiquem tranquilos, pois os verdadeiros professores são mesmo a maior parte! Nesta profissão fica muito difícil “enrolar”, fingir que é bom! Logo, logo, todo mundo nota. Ou a pessoa muda de ocupação ou vai se reciclar. Só fica quem ama o que faz e se profissionaliza. Em outras palavras, só permanece quem é do ramo!

No último dia quinze, comemoramos o nosso dia: Dia dos Professores. Doce Deni não poderia deixar essa data passar em branco, como uma folha de papel ainda sem nada escrito…

Nesta folha de papel virtual, algum aluno escreverá, porque teve um professor que, um dia, o ensinou!… Este é o nosso principal papel de educador: abrir as portas do conhecimento e, assim, mostrar os caminhos que levam ao saber, à libertação da escravidão da ignorância e da dominação daqueles que sabem mais.

Aprender é poder mais! É ir mais longe. É isso que faz o professor, na sua rotina diária. Por isso somos tão importantes e incomodamos tanta gente!!! Sempre querem calar nossa voz e tirar a nossa vez. Então precisamos gritar. Calar nunca. Afinal, somos mesmo profissionais da voz… (Haja calos e fendas, que não me deixam mentir…)

Por tudo isso e por muito mais, como nas vezes que funcionamos como mães, pais, avós, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, atores, palhaços, etc, etc, um abraço do tamanho do nosso verdadeiro valor, que pouca gente reconhece, mas que nós mesmos sabemos que temos: gigantesco!!! E recheado de afeto!!!

Parabéns!!!

Algumas sugestões para tornar os nossos dias mais leves, já que nossa carga é bastante pesada… Rotina de professor não é fácil, não!

(Em especial, para Maria Hélia, uma grande professora.)

2 comentários:

  1. "Professor tu és é o sal da terra e a luz do mundo.
    Sem vós tudo seria baço, e a terra escura.
    Professor, faz de tua cadeira a cátedra de um mestre.
    Se souberes elevar teu magistério, ele te elevará à magnificência...
    ... Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina...Um professor se liga à eternidade. Ele nunca sabe quando cessa a sua influência."
    Parabéns Ademilde e Adelma, minhas primeiras professoras, uma nem nunca conheceu a outra, e tinha o nome parecido. " Vandinho, se você não se interessa por nada, não lê, nada, não se envolve com nada, não se comove com nada, não se informa de nada, a chance de você ser um nada é enorme!" Disse certa vez, Adelma... Parabéns a todas professoras e professores, parabéns em especial a Denise Pazito, que Deus vos pague pelo que fazem por esse país!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Vander, em meu nome e em nome de todas as professoras e professores desse país, especialmente da Ademilde e da Adelma. Lindas palavras, essas que você usou tão bem, para expressar suas emoções! Ainda bem que você deve ter encontrado grandes mestres pelo seu caminho, pois só assim você pode ter conhecido todas elas, aprendido seus significados e a melhor maneira de arrumá-las nas frases e orações... O mundo realmente fica muito melhor com o trabalho dos professores! Valeu, amigo!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.