Hoje é o Dia do Idoso. Antes comemorava-se no dia vinte e sete de setembro. Com a criação do Estatuto do Idoso, em primeiro de outubro, a data foi, então, transferida para este dia.
Mas eu tenho cá comigo um pensamento: que esse dia vai acabar perdendo o sentido, pois os idosos não irão mais existir! Não, eles não vão todos morrer! Simplesmente, não iremos ficar velhos. A gente vai vivendo, vai vivendo e um dia morre. Simples assim.
Repare. Compare como eram nossas avós e nossos avôs, com a nossa idade… Tão diferentes, não é mesmo? Como nos vestimos hoje? Como nos comportamos na sociedade? Qual é o nosso papel na economia do país? Até aposentar está cada dia mais difícil…
A verdade é que esse negócio de ficar velho já caiu de moda! Queremos ficar jovens por muito tempo ainda. Frequentamos academias, caminhamos no calçadão, namoramos, cuidamos da nossa vida sexual, da nossa saúde, dançamos, curtimos shows, boates, cinemas. A vida pulsa em cada um de nós, independente da data do nascimento!
Que seja feita a revolução! Que fiquemos livres dessa coisa de idade! De tudo que é próprio para senhoras! Que tudo que é digno para senhores! Que “faixa etária” seja apenas uma citação dos livros e que ninguém precise usar na vida real!
E que o Estatuto do Idoso não seja mais necessário, pois nesse mundo todos se respeitem mutuamente e vivam com dignidade e solidariedade!!!
E viva a tintura para os cabelos e a liberdade para não pintá-los!
“Agora que a velhice começa, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo e, sobretudo, a escapar do perigo terrível de, envelhecendo, virar vinagre.
É tão importante saber envelhecer! Saber descobrir o encanto de cada idade. Sem dúvida, há limitações que a velhice traz.
Mas feliz de quem envelhece como frutas que amadurecem sem travo... Feliz de quem envelhece por fora, conservando-se em compreensão para com tudo e para com todos, caminhando, sempre mais no amor de Deus e no amor do próximo...
Quem conserva acesa a sua chama, quem mantém entusiasmo pelo que faz, quem sente razões para viver pode ter o rosto cheio de rugas e a cabeça toda branca, ainda assim é jovem!
Quem não entende a vida e não descobre a razão para viver e não vibra, não se empolga, pode ter vinte anos, mas já envelheceu.
Qualquer que seja sua idade, guarde estes pensamentos: "O importante não é viver muito ou pouco, mas realizar na vida o plano para o qual Deus nos criou.
As rosas, a rigor, vivem um dia. Mas vivem plenamente porque realizam o destino de graça e de beleza que vêm trazer à Terra."
Se sentirem que os anos passam e a mocidade se vai, peça a Deus, para si e para os que se tornam menos jovens, a graça, de envelhecendo, não azedar, não virar vinagre.
Cada fase em nossa vida é única, e como tal deve ser vivida... O dom da vida que nos foi dado, deve sempre ser valorizado no momento atual, pois não sabemos até quando vai nossa missão nesse pequeno espaço que ocupamos...
Saber amadurecer pode ser uma arte, mas com certeza, arte maior é saber desfrutar com todo sabor o doce de se tornar um pouco mais maduro a cada dia...”
(D. Helder Câmara)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.