segunda-feira, 2 de maio de 2011

Nossa Senhora da Penha, Vila Velha, ES.

Nossa Snhora da Penha

Hoje é o dia da padroeira do Espírito Santo: NOSSA SENHORA DA PENHA!

Mãe devotada aos seus filhos amados. Mãe que me serve de exemplo na doação, na acolhida, na aceitação. Mãe sem limite. Mãe de Jesus e nossa Mãe.

Olho para o Convento, que repousa sobre a colina, e sinto meu peito arder numa emoção sem medida! Meus olhos se umidecem e a voz falha ao murmurar seu nome. A fé que há em meu coração é forte e me domina!

No sábado, eu e Maurício estávamos no Campinho da Prainha, quando cerca de duzentos e cinquenta mil homens (algumas mulheres e crianças) chegaram da sua romaria. Andaram quatorze quilômetros movidos pela fé e devoção. A emoção estava estampada em cada rosto. Olhei para seus pés: pés bem calçados, pés de chinelos, pés sujos, pés descalços, pés sacrificados. Passos cambaleantes pelo esforço físico. Passos determinados, movidos pelo que se acredita. Suor escorrendo no rosto. Velas ainda acesas nas mãos. E, acima de tudo, sorrisos… muitos sorrisos! Que lindo e emocionante espetáculo!

Abracei minha amiga Kátia, que acabara de chegar da jornada, seu marido e seu filhinho, ainda bebê, que no seu carrinho, acompanhou os pais por toda a romaria. Esta família representa tantas outras que não mediram esforços para mover a sua própria montanha interior, em busca de agradecimento e para dar Graças a Nossa Senhora!

No domingo, chegou a minha vez. Romaria das Mulheres. Que linda expressão da fé, mais uma vez, em procissão! Tantos rostos femininos emoldurados por balões coloridos. Uma profusão de cores sob o sol que ardia, durante a tarde. Sol que representa o Pai. Nos deixamos banhar pela sua luz, nos aquecer pelo seu calor. Sol que brilha noite e dia e nos mostra o caminho a seguir. Tão maravilhoso poder compartilhar esse momento de pura emoção com tantas pessoas! Meus pais ao meu lado… Nesses momentos que tenho certeza que é muito bom acreditar!

Hoje, já acontecem sucessivas missas e novas romarias, como a dos ciclistas, barraquinhas de artesanato e alimentação. Por fim, o encerramento da festa contará com uma missa solene, transmitida pela Rede Gazeta de Televisão, às dezesseis horas e, após, show do Padre Reginaldo Manzotti. É um CONVITE para você. Ainda dá tempo para participar. Compareça. Algo se modificará em você, para melhor!

Hoje, eu paro para agradecer. Foram tantas bençãos recebidas, desde que cheguei a esse estado, há vinte e sete anos atrás. O Espírito Santo me recebeu de braços abertos. Acolheu minha família. Permitiu que criássemos raízes. Aos pés do Convento edifiquei minha vida. Portanto, sou realmente agradecida.

NOSSA SENHORA DA PENHA, receba a minha gratidão e todo o meu carinho!

Se é preciso pedir, Ela também está pronta para ouvir e interceder por nós, ao Pai Amado. Aprenda sua oração.

Ó Maria Santíssima, Senhora da Penha, em cujas mãos Deus depositou os tesouros das suas graças e favores. Eis-me cheio de esperança, solicitando com humildade a graça de que hoje necessito (pedido), pela qual sou-lhe grata desde este momento.

Recordai-vos, ó Senhora da Penha, que nunca se ouviu dizer que algum dos que em vós têm depositado toda a sua esperança tenha deixado de ser atendido, ó boa Mãe. Assisti-nos nas agruras da vida, para que façamos delas sementes para um mundo mais fraterno e mais humano. Enxugai o pranto das pessoas que sofrem e consolai os aflitos em suas necessidades. Tudo isso vos pedimos por Jesus, vosso Filho e nosso Irmão.

Amém.

"A verdadeira fé não está no exterior; está no âmago do coração."
(Juan Luis Vives)

terco-na-mao

2 comentários:

  1. Eu também estive lá e compartilho com vc a emoção de ver tantas pessoas em tão grande demonstração de fé e gratidão. Hoje estarei lá de novo em busca das bençãos de minha amada Mãe do Céu!

    ResponderExcluir
  2. o convento da penha e um lugar sagrado etc moro são benedito vitoria es rua agenor caitano n53 pcep 29047-853 escadaria thiago santo correia angel do seu ajua clipito etc colegio paulo rorberto vieira gomes

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.