quinta-feira, 19 de maio de 2011

E o que dizem os alunos?

adoráveis alunos 1

Hoje cedo, entrevistei alguns alunos de uma turma de 4ª série / 5º ano, em uma escola municipal* de Vitória, ES. Vejam o que dizem alguns deles sobre sua Escola e a Educação de modo geral. Reparem que frizam o que realmente importa para eles: a escola tem que ser um lugal agradável e divertido; amigos são fundamentais; escola é o lugar privilegiado para aprender e a relação com os professores precisa ser amorosa. Além disso, valorizam os profissionais da escola e a merenda oferecida, não gostam de brigas e desrespeitos de modo geral. E, finalmente, mesmo com pouca idade, demonstram que já compreendem a Educação como a melhor maneira para terem mais oportunidades na vida.

Alguém duvida que eles entendem do assunto?

Giulianny T.Pereira - 10 anos: "Minha escola é muito legal. Tenho professores maravilhosos. A merenda é gostosa. Eu tenho muitos amigos e amigas. As coordenadoras são legais. E os estagiários também. Enfim é tudo legal aqui na escola."
Paola L. Almeida - 10 anos: "Eu acho a minha escola bem legal. As coordenadoras, as pedagogas, as professoras também. A merenda é muito gostosa. Eu tenho vários amigos.(...)"
Gabriela da Costa - 10 anos: "As pessoas que não gostam de estudar não vão arrumar bons empregos. Mas as pessoas que estudam vão poder arrumar muitos empregos. (...)"
Jhonata - 10 anos: "Eu acho que a escola dá uma oportunidade de aprender. É preciso aprender a ler e a escrever."
Arielly - 10 anos: "Eu estudo numa escola muito legal. Eu gosto muito dela. Logo que cheguei fui logo encontrando colegas."
Luiz Gustavo - 10 anos: "Acho que existem muitas brigas na minha escola. E também coisas velhas. É preciso mesas novas."
Douglas S. Dias - 13 anos: "Eu gosto de jogar futebol e de aprender matemática. A escola é legal e divertida."
Lívia - 10 anos: "Eu penso que minha escola é muito legal. Tenho orgulho de estudar em uma escola da Prefeitura."
Isadora - 10 anos: "A escola é muito legal, desde o 1º ano até a 4ª série. Eu acho que o ensino dado pelas professoras evoluiu muito. As coordenadoras são muito legais. Está sendo muito bom estudar aqui. Espero chegar até a 8ª série.”
Keven Douglas - 11 anos: "Eu estudo numa escola muito legal. Os professores são ótimos."
Pedro Henrique - 10 anos: "Quando eu entrei na escola pensei que seria chato. Mas não é! É muito legal. Ganhamos uniforme novo. Gosto de como eles tratam a gente. Eu quero incentivar a todos para estudarem. Quero que a Prefeitura melhore todas as escolas.
Camila G. Batista - 10 anos: "Eu estudo numa escola de Vitória muito boa. Acho ela legal e divertida. Acho uma escola boa, porque todo mundo daqui é carinhoso comigo. Eles me dão muita atenção.”
Roger da Silva - 10 anos: "Eu acho a escola legal, mas eu não suporto que as crianças peguem as coisas da gente."
Willian F. Pretti - 10 anos: "Eu estudo numa escola de Vitória. Está tudo mais ou menos. Não está perfeito, mas fazer o que, não é?(...)"
Brayan Teixeira - 10 anos: “É legal. Eu estou melhor com a ajuda que me dão. Mas as carteiras estão enferrujadas e sujam nosso uniforme. Quero estudar para poder ser um profissional e ajudar os outros. Obrigado, professores, por ajudarem a gente.”
Samuel - 12 anos: "Eu imagino que toda a escola é legal. Muitas pessoas querem entrar na escola para aprenderem a ler. Precisam sair das ruas para irem a escola. É fundamental."
Luiz Cláudio - 11 anos: "Eu penso que todas as crianças e todo mundo devem ser amigos. Aqui na escola todos gostam de brincar e correr. Os alunos gostam de estudar e gostam muito dos professores.(...)"
Nathali B. - 11 anos: "Eu gosto desta escola porque eu melhorei muito e quero continuar assim. Esta escola faz bem para mim.(...)"
Wanderson - 10 anos: "Eu acho que a escola ensina muito. Adoro as professoras. Mas também existem algumas coisas ruins: não tem lápis, nem borracha, nem régua. O quadro e a mesa estão ruins. E alguns alunos falam palavrão!(...)"
Matheus Binotti - 10 anos: "Acho a escola muito legal. Aprendi muito aqui. Tenho muitos amigos e professores muito legais. (...) É claro que algumas pessoas que se alfabetizaram tem um pouco mais de chance de ter melhores caminhos em profissões, bolsas escolares... Não podemos dizer que os analfabetos não têm chance de nada. Vejam Marina Silva, que era analfabeta e até concorreu para a Presidência da República. Acredito sim que é possível um analfabeto aprender a ler e escrever corretamente. Afinal, como diz o lema do nosso estado: "Educação é a base de tudo."

E o estagiário Marcos Rogério S.A., que acompanha a turma, complementa: "A Educação não é mais, apenas, uma relação de ler e escrever, mas sim um meio para que o nosso futuro seja menos injusto para qualquer indivíduo, que busca a igualdade de valores."

Muito bom abrir espaço para essas discussões. A sociedade também precisa participar. Todos acreditamos que um povo instruído é menos manipulado e explorado. Sabemos que não é só a escola que irá transformar o mundo. Mas podemos afirmar que sem ela também não haveria transformação.

"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades."
( James Russell Lowell )

(* EMEF “Professor João Bandeira, Vitória, ES)

18 comentários:

  1. Vou transferi daqui para lá...
    Desculpe ter feito antes de confirmar sua autorizaçao.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. olá, vim aqui após a postagem no blog do Lucimar, já havia passado outra vez por indicação dele. Sou professora de português e inglês no ensino Fundamental e Médio da rede pública...nem tanta experiencia claro 4 anos só "começando agora". Vim dar os parabens pelas postagens sobre a educação adorei mesmo...são de grande inspiração para iniciantes na educação!

    seguindo...

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diana. Seja bem-vinda. Este espaço é nosso para crescermos juntos! Aqui trocamos figurinhas, experiências e sonhos. Sinta-se à vontade para participar.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por incluir meus alunos em seu blog de maneira tão especial. Estou certa de que eles também se sentirão orgulhosos de ver suas produções na rede.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Matheus 4ªB maior fã da Denise26 de maio de 2011 às 08:27

    Ameiiii professoraa que mais amooo!

    ResponderExcluir
  6. Oi foi muito legal você colocar as nossas frases muito obrigado te amo muito beijos

    ResponderExcluir
  7. oi Denise gostei muito de vc te colocado nossos comentarios sobre a escola....
    Sou novata mas quando eu te vi gostei muito de vc vc e uma professora de verdade bjs xau
    TE AMOOOO

    ResponderExcluir
  8. professora dani muito o brigado por posta nossas ideias espero que você venha ser nossa professora substituta de novo muito obrigado beijos Willian e Halan

    ResponderExcluir
  9. Giulianny e Paola foi legal professora!

    show d+!

    ResponderExcluir
  10. Denise foi massa vc colocar as frases a 4 b. Estamos muito agradecidos por vc xau.E Brayan

    ResponderExcluir
  11. agradecer por tudo venha na noça escola efalam de profesora

    ResponderExcluir
  12. TE AMO
    DE MAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    DENISEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
  13. LUIZ CLAUDIO PEREIRA DE CARVALHOS26 de maio de 2011 às 08:37

    OBRIGADA QUERIDA DENISE VAI NA SALA DE NOVO BEIJO ADEUS

    ResponderExcluir
  14. nois a gradecemos por colocar nois no ceu blog e por entrevistar nois adoramos sua conpania com a gente
    voute cenpre

    ResponderExcluir
  15. lÍVIA RAMOS DA VITÓRIA26 de maio de 2011 às 08:44

    Obrigada por botar meu comentário no seu blog,sinto-me melhor agora vou fazer um para mim para conversar com você,tenho minhas melhores amigas Rosana,Fabiane e Joice AMEI VOCÊ THAU!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi ficou massa os nossos trabalhos muito obrigado por tudo bjsss

    ResponderExcluir
  17. Que coisa bonita! Venho sempre aqui e quase não comento, mas fiquei emocionada ao ver a importancia de ver a visão do aluno que afinal de contas é o principal motivo da educação.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada, Clê. Concordo com vc: os alunos são o princípio e a razão de tudo! Apareça sempre e comente, ok? Essa interação é fundamental. Abração.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.