segunda-feira, 8 de maio de 2017

Sobre as Plataformas Moodle

moodle(Imagem: Reprodução)

Cursos à distância ou semi presenciais são uma ótima saída para os tempos modernos e suas exigências, mas as tais plataformas Moodle são um verdadeiro obstáculo! Como é complicado navegar nelas! Para nós principalmente, maiores de quarenta, que não nascemos com o mouse na mão, mas migramos para o mundo digital é mesmo um grande desafio lidar com elas.

Entrar no ambiente virtual da Universidade, ou outro curso, e navegar naquele espaço à procura do seu próprio caminho, do conforto do seu lar! Parece perfeito, mas…

Talvez você nem saiba do que eu estou falando. Se você não passou pela experiência, é possível que não tenha noção do que é uma plataforma Modlle. Trata-se de um ambiente virtual onde acontecem vários cursos, acessível pela internet. Ou, talvez, não concorde comigo e ache tudo muito fácil… (Qual é a sua idade?)

Eu já abandonei uns dois ou três cursos desses, até agora, justamente por não entender direito como navegar pela tal plataforma. Acabo desistindo. As pessoas deveriam entender que é preciso simplicar para os (semi)analfabetos digitais. Tonar tudo mais direto e auto explicativo. Estou nesta categoria.

A verdade que navegar é, até, relativamente fácil, o que faltam são as orientações quanto aos percursos: o que fazer primeiro, onde clicar, por que ir, para que ir, onde encontrar, como voltar, o que postar, onde postar… A tutoria precisa ser mais precisa!

A saída é mesmo nivelar por baixo! Um mapa do site com um manual de instrução cairiam muito bem.

Posso estar errada, mas o índice de abandono nesses cursos, tirando pelas minhas próprias experiências, está relacionado mais à dificuldade de se relacionar com as plataformas digitais, do que com falta de tempo ou desinteresse do aluno.

Tomara que agora vá. Estou novamente inscrita num curso semi presencial. Que Deus me ajude! Afinal, estou empolgadíssima.

O tema: Mídias na Educação. Bem conveniente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.