segunda-feira, 1 de maio de 2017

O vaso rachado

o vaso rachado(Imagem: Reprodução)

“Uma velha chinesa tinha dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava nas costas. Um dos vasos era rachado e outro era perfeito.

Todos os dias ela ia ao rio buscar água e, ao fim da longa caminhada do rio até a casa, o vaso perfeito chegava sempre cheio de água, enquanto o vaso rachado chegava meio vazio.

Naturalmente o vaso perfeito tinha muito orgulho  do seu próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir só fazer a metade daquilo que deveria fazer.

Ao fim de dois anos, refletindo sobre sua própria amarga derrota de ser rachado, durante o caminho para o rio, o vaso rachado disse à velha:

- Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que tenho faz-me perder metade da água até a sua casa... A velha sorriu:

- Reparaste que lindas flores há no caminho, somente no teu lado? Eu sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores na beira da estrada do teu lado. Todos os dias, enquanto voltávamos do rio, tu regavá-as.

Foi assim durante dois anos. Pude apanhar belas flores para enfeitar a mesa e alegrar o meu jantar. Se tu não fosses como és, não teria tido aquelas  maravilhas na minha casa.

Cada um de nós tem seu próprio defeito, mas é o defeito que cada um tem que faz com que nossa convivência seja interessante e gratificante. É preciso aceitar cada um pelo que é, e descobrir o que há de bom nele! Ame as pessoas com seus defeitos, e ore para que esse defeito seja transformado em benefício...”

Autor desconhecido.

(Recebido do amigo Archimedes, de São Paulo, por e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.