quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Exercite seu cérebro!

neuróbica1(Imagem: Reprodução)

O Alzheimer é uma terrível doença, que provoca graves danos cerebrais nas pessoas, fazendo-as perderem a memória e não terem mais sentimentos de prazer ou alegria, devido ao descontrole de seus próprios corpos e mentes.

O paciente perde a consciência de suas ações, de sua própria identidade, porque já não pode mais reconhecer-se. Perde o caráter, a vontade, o poder de decisão e precisará dos outros para controlar a sua própria vida. Além de não poder reconhecer seus amigos e familiares!

O Alzheimer é, sem dúvida, um grande monstro! Mas, de acordo com alguns especialistas, é possível fazer alguns exercícios para afastá-lo ou minimizá-lo!! Exercícios simples, mas que promovam mudanças em algumas rotinas, levando à estimulação de algumas áreas específicas do cérebro.

Esta é uma nova técnica para melhorar a concentração, desenvolver a criatividade e inteligência, realizando estes simples exercícios de neuróbica. Uma descoberta no "Neuroscience", revela que o cérebro tem uma capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que neuróbica, ou "neurônios aeróbicos", é uma nova forma de exercício cerebral, projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de comportamento, e as atividades dos neurônios em seu cérebro.

Cerca de 80% de nossas vidas diárias, é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam e atrofiam o  cérebro, não permitindo a renovação e crescimento dos neurônios.

Para contrariar esta tendência, é necessário praticar alguns "exercícios para o cérebro", que fazem a pessoa pensar apenas no que você está fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da neuróbica está em fazer tudo ao contrário do de rotina, forçando o cérebro a um trabalho adicional.

Alguns dos exercícios para desenvolver neuróbica:

- Use um contador de pulsos de relógio, diferente do normalmente utilizado;
- Escovar os dentes com a mão oposta;
- Caminhe ao redor da casa, de volta, ao contrário do que na ida (na China, esta rotina é praticado em parques);
- Vista-se com os olhos fechados;
- Incentivar o paladar com as coisas em diferentes sabores;
- Veja fotos de cabeça para baixo (ou fotos, ou você);
- Verifique o tempo no espelho (olhe o relógio pelo espelho);
- Alterar a forma de rotina (itinerário) para ir e voltar para casa;

- Você pode fazer muitos outros neuróbicos exercícios, dependendo de sua própria imaginação.

A ideia é mudar a rotina de comportamento. Para isso, precisamos fazer algumas coisas diferentes, para o exercício do outro lado do seu cérebro (o direito), estimulando-o dessa forma.

Vale a pena tentar! Mal não há de fazer...

(Recebi, por email, do antenado amigo Archimedes. Infelizmente não citava a fonte.)

teste(Imagem: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.