sábado, 2 de abril de 2016

Imagem de Nossa Senhora da Penha

NSda Penha                                                                                              (Foto: Fábia Farina)

Neste exato momento, milhares de homens caminham por 14 km, de Vitória a Vila Velha, em procissão, para saudarem a Virgem da Penha. É a tradicional Romaria dos Homens, que faz parte da programação da Festa da Penha 2016.

Conheça mais um pouco sobre essa linda história:

A imagem de Nossa Senhora vinda de Portugal, em 1570, mostra Nossa Senhora da Penha de França, que foi encontrada na Serra de França, situada na Espanha, próximo a Salamanca, no século XV. Local de origem do espanhol Pedro Palácios.

Irmão Leigo (sem ordens), “Frei” Pedro Palácios era ligado aos Capuchinhos na Custódia Portuguesa da Arrábida, onde os religiosos se consagravam à penitência e ao eremitério.

Nossa Senhora da Penha de França, na verdade, está relacionada às PENAS (sofrimentos) de Nossa Senhora: profecia de Simeão, fuga para o Egito, perda de Jesus no Templo, morte de seu filho na cruz, sepultamento de Jesus. Até os anos 1980, em cada curva da estrada velha do Convento, conhecida como “Ladeira da Penitência”, existia uma cruz pintada de azul, e, em cada uma delas, estava escrita uma das PENAS de Nossa Senhora. 

A versão de “Penha” como “pedra” se deve às escarpas íngremes da Serra de França, local na Espanha, onde Carlos Magno combateu e deteve o avanço dos mouros na Europa.

O painel com Nossa Senhora dos Prazeres, ou Nossa Senhora das Alegrias, trazido por Palácios, em 1558, é a pintura mais antiga exposta ao público nas Américas. Contrasta com a imagem vinda de Portugal, doze anos depois, para a primeira Festa da Penha, em 1570, que se refere aos sofrimentos de Nossa Senhora.

A primeira romaria de devotos aconteceu em 1573, promovida por dois jesuítas que escaparam de um naufrágio.

(Fonte: Kleber Galveas)

N S das Alegrias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.