sábado, 12 de julho de 2014

Reflexão no reencontro após as férias do meio do ano

bandeira com mãos(Foto: Instituto La Fontaine, Belo Horizonte, MG)

Há uns dois meses estou trabalhando o tema Copa do Mundo com o meu 3º ano. Tema rico, instigante, envolvente. Dar aula de brasilidade, em todas as áreas do conhecimento: que gostosura! Alfabetizar a partir do que está escrito no nosso coração verde e amarelo… muito eficaz!

E então vieram as férias, com o Brasil nas oitavas de final.

A sala de aula entrou em recesso ainda enfeitada com bandeirinhas, jornal mural da Copa, desenhos e outras atividades artísticas e culturais relacionadas ao tema, pelas paredes. E as crianças levaram consigo seus sonhos e esperanças de retornarem hexacampeãs.

Segunda-feira retornaremos às aulas. E agora, José? Difícil ensinar esta lição: que viver às vezes dói.

Que nem sempre nossos planos dão certo, muitos deles já sabem. São sofridos. Mas refletir sobre o que aconteceu com a Seleção Brasileira, nos últimos dois jogos, é demais até para mim… Como explicar o inexplicável?Preciso de um plano B, para encaminhar a reflexão que, com certeza, irá acontecer, assim que nos reencontrarmos.

Pensei em falar que vencer ou perder faz parte do jogo e o que vale é competir, mas soaria como um jargão irônico, neste caso. Acredito que vou enfatizar mesmo é como somos todos falíveis, como a nossa humanidade nos torna frágeis e pequenos e, por isso, precisamos ser mais humildes nas nossas ações e na nossa vida! Treinar mais, se empenhar mais, se dedicar mais, focar mais, buscar o equilíbrio (emocional) sempre.

E vou concluir que a Copa do Mundo, no Brasil, foi um grande sucesso. Um orgulho para todos os brasileiros. Os turistas vieram em massa, assistiram aos jogos, gostaram do que viram e foram muito bem recebidos pelos anfitriões. De certa forma, compensou a tristeza com o futebol irreconhecível apresentado pela Seleção Brasileira.

Acho que está bom. Em seguida, mudo de assunto. São crianças. Um dia vão entender. Ou não.

Outras Copas virão. Eles terão tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.