quarta-feira, 13 de março de 2013

Papa Francisco

papa

Quero crer que ao escolher este nome, Francisco, o novo Papa seja o anúncio de novos tempos na Igreja!

Conheça um pouco da história de Francisco, o Santo Padre da Igreja Católica:

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936. Ele é filho de um trabalhador ferroviário de origem italiana e de uma dona de casa. De origem humilde, estudou em escola pública, onde ingressou como técnico químico.

Aos 22 anos, Bergoglio se uniu à Companhia de Jesus, onde obteve a licenciatura em Filosofia. Estudou Teologia e se ordenou sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Pouco tempo depois, ele foi designado responsável nacional dos Jesuítas Argentinos.

Jorge Mario Bergoglio viajou à cidade de Fribourg, Alemanha, para fazer doutorado. Ao regressar à Argentina, voltou a ser sacerdote na cidade de Córdoba. Em maio de 1992, o então papa João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar de Buenos Aires e começou a escalar rapidamente na hierarquia na Igreja Católica.

No dia 21 de fevereiro de 2001, Bergoglio foi criado cardeal no consistório presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino. É um crítico severo ao FMI e neoliberalismo.

Apesar de sua trajetória meteórica na Igreja, é considerado por especialistas uma pessoa de personalidade simples e que ajudou muito os pobres na Argentina. A escolha do nome Francisco tem inspiração em São Francisco de Assis, figura relacionada à caridade e ajuda aos mais necessitados.” (http://www.mg.superesportes.com.br)

papa torcedor

Gostei. Aprovado. Um grande líder que escolhe o nome de um santo como Francisco de Assis já tem a minha admiração!

Além do voto de pobreza e da vida despojada que levava, Francisco de Assis dedicou-se principalmente ao amparo aos humildes e mais necessitados, para seguir fielmente os ensinamentos dos Evangelhos.

É, também, o santo considerado patrono da ecologia, porque se dedicou à ideia de uma irmandade que integrasse, em harmonia, todos os elementos da natureza, especialmente os homens e os animais. Considerava que todos faziam parte da mesma irmandade diante de Deus!

sfrancisco11[1]

Ideias avançadas para a época. À Francisco de Assis, também, é atribuído o hábito de se montar presépios, talvez a mais antiga forma de caracterização do Natal.

“Sabe-se que foi São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, em 1223, o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas formando um presépio, tal qual o conhecemos hoje. A ideia surgiu enquanto o santo lia, numa de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho de São Lucas que lembrava o nascimento de Cristo. Resolveu então montá-lo em tamanho natural, em uma gruta de sua cidade. O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.” (http://www.catequisar.com.br)

Eu que sou de família católica, como a maioria do povo brasileiro, estou especialmente emocionada.

Um Santo Padre sul americano, de formação latina, torcedor assumido de um time de futebol (San Lorenzo, da Argentina), e que escolheu São Francisco para homenagear, realmente, trouxe a Igreja para mais perto de mim!

Que bons ventos o tragam! Ventos da renovação, da fé e da modernidade!

Que o céu inteiro se una para abençoar o novo pastor desse grande rebanho!

Viva Francisco, o novo Papa!!!

nuvem de coração

(Visite o site oficial do Vaticano: http://www.vatican.va)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.