segunda-feira, 11 de março de 2013

Juca Fardin e seu bonito trabalho de incentivo à leitura

juca 2

Conheço uma pessoa apaixonada pelo que faz só de ouvi-la falar sobre seus ideais e conquistas. Ela fala com o corpo inteiro e sorri com o olhar. Se pudesse medir, seus batimentos cardíacos estariam acelerados. Pura adrenalina!

Hoje conheci alguém assim. Seu nome: Juca Fardin. Alguém que, como eu, acredita que o coração da escola está na biblioteca, exatamente entre os livros.

Juca Fardin é professor de Português e Literatura, mas atualmente responde pela Direção de uma escola municipal de Vitória (EMEF Alberto de Almeida). Sorte deles!

Formar o leitor é tratado como meta institucional. A escola toda se envolve para atingí-la! Para isso, foi criado um projeto específico de incentivo à leitura, que culmina com um concurso.

Os trinta alunos vencedores recebem, como premiação, uma viagem para outras cidades e estados brasileiros, com direito à estadia e passagens aéreas. E este local sempre está associado ao contexto das obras literárias lidas pelos alunos.

Eu via as fotos. É de arrepiar! O interesse é geral.  Os alunos têm direito a conhecer lugares e vivenciar experiências que, dificilmente, seria possível para a maioria. Entre esses locais: Rio de Janeiro, Ouro Preto e Porto Seguro. Quem não quer ir?

juca

Durante o ano, os alunos da escola de Juca Fardin leem em média dez livros e um deles é específico para participar do concurso. Todos são convidados! Os livros fazem parte do acervo da biblioteca e são emprestados aos alunos, sem burocracia, e com afetividade.

Juca Fardin se orgulha em manter a biblioteca atualizada, com a constante aquisição de novas obras. Segundo ele, os próprios alunos apontam quais livros desejam ler.

Fiquei muito animada ao conhecer Juca Fardin. É sempre muito bom saber que existe alguém que investe em livros para criar leitores em potencial, em maior escala: uma escola inteira, do primeiro ao nono ano. Um diretor tem nas mãos a liderança e os recursos necessários para fazer acontecer. Alguém precisa comandar o processo.

Afinal, ler é muito bom. E, se a gente experimenta, não quer mais largar os livros. E aí é só aprender, conhecer, explorar, viajar, sonhar, se divertir, sem sair do lugar!

Este projeto de incentivo à leitura é mais um exemplo que, no Brasil, existem coisas que dão certo. E a receita para isso é se apaixonar!

Paixão por livros.

Parabéns, Juca! Estamos juntos.

juca 3

(À propósito, conheci Juca Fardin e o seu projeto, numa Formação em Serviço, na EMEF Maria Leonor Pereira da Silva. Sinal que outras escolas também estão interessadas em ampliar seu número de leitores. Parabéns para nossa diretora Rosalba Tovar, que nos proporcionou uma tarde de utopias, sonhos e poesias. Eu não contei para vocês, mas o Juca declama muito bem… Um artista!)

2 comentários:

  1. Vivencio diariamente a experiencia literária na EMEF " Alberto de Almeida". Num País onde não se valoriza a leitura e cultura, nessa escola a realidade toma outro rumo. Parabéns! Juca!. Mauricéa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um belo exemplo que todos deveriam conhecer e ter como exemplo! Um abraço.

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.