quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A influência do nome

nomes1

Existem coisas que a Ciência ainda não comprovou, mas a gente que vive há mais tempo sabe que há um fundo de verdade! Por exemplo, como o nome da pessoa influencia diretamente na personalidade do indivíduo.

Você logo deve ter pensado que isso é bobagem minha. (Talvez seja…) Mas, lidando diretamente na Educação, há muitos anos, é fácil constatar que certos nomes próprios se repetem nos alunos mais levados! (Não vou citá-los para não criar constrangimentos!) Mas repare nos filhos dos seus vizinhos, dos seus primos, seus sobrinhos, se alguns nomes não se repetem, naqueles mais levadinhos?!

Não tenho a menor ideia porque isso acontece. Talvez esteja associada à escolha do nome feita pelos diferentes pais, por possuírem determinadas características em comum e que irão transparecer na educação que darão a esses filhos… Ficarão assim, pela educação que terão em casa, com comportamentos similares. Será só isso?

Especialmente, nos mais levados a influência dos nomes parece ser maior, mas não é a única. Existem nomes para pessoas mais criativas, meigas, tímidas… Fico impressionada como a regra se estabelece!

É claro que se a gente pesquisar na internet, encontraremos muitas explicações para tais fenômenos, embora nenhuma com bases reconhecidamente científicas. Mas, como diria William Sheakespeare, “existem mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”. Esse deve ser apenas mais um deles!

Se eu fosse você, e tivesse que escolher o nome para o meu filho, hoje em dia, iria ouvir algumas professoras, das escolas do bairro, primeiro. Prudência e caldo de galinha…

nomes

À propósito, adoro meu nome.

(Só para constar, a inspiração para escrever sobre esse tema veio do comentário de outra professora, que pensa como eu!…)

Um comentário:

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.