sábado, 30 de agosto de 2014

Minha aula de Zumba

zumba

Depois que fui afastada da piscina, devido a minha bizarra alergia à água fria, e precisei parar com a hidroginástica, foram três anos sem qualquer atividade física. Uma verdadeira lástima! Amava… Triste demais!

Até que, há aproximadamente umas duas ou três semanas atrás, resolvi experimentar uma tal aula de Zumba. Vi uma reportagem na televisão, li alguma coisa na internet e acabei me interessando.

Experimentei uma aula em duas academias diferentes e observei uma outra em uma terceira especializada. Escolhi a que tinha mais a ver comigo. Escolha acertada! Estou adorando.

O professor é excelente. Além de ótimo dançarino, é animado, extrovertido, interessado, se relaciona bem com o grupo e preocupado em explorar o potencial dos alunos e alunas. Não faz apenas figuração. É mesmo um professor. Percebi logo a diferença. (De bons mestres eu entendo…)

Mas a aula em si é mesmo muito legal. Para quem anda pensando em se exercitar e não gosta da monotonia da academia, é o ideal. A gente emagrece e cuida do corpo se divertindo, dando risada! Eu digo que eu passo uma hora correndo atrás da coreografia perdida… Mas dá o maior prazer, quando a gente acerta o passo e faz tudo direitinho!

Na aula de Zumba, a gente faz exercícios aeróbicos, misturados com passos de dança, geralmente em ritmos latinos. Como se fosse uma releitura, da antiga aula de aeróbica (quem se lembra daquelas academias que faziam o fundo de palco do programa Domingão do Faustão?).

Na academia que frequento, dançamos de tudo um pouco: ritmos latinos, sertanejo, funk, eletrônica… Às vezes me sinto como se estivesse no seriado Glee! É muito bom variar os ritmos. Têm horas que me pego rindo sozinha… Aí, Denise, já sabe direitinho a coreografia do “Lepo Lepo”, hein, quem diria!?

As meninas (de todas as idades) são a maioria. Mas também têm alguns meninos. E é difícil saber quem rebola melhor! Na nossa aula, todo mundo é livre nos seus movimentos. Vale tudo. O importante mesmo é ser feliz.

essai5

Reveja a entrevista publicada no site da Caras, com o professor carioca de Zumba há três anos, Thiago Costa:

“Não existe diferença entre iniciante e avançado, por exemplo. A aula de Zumba é super fácil, pois tem movimentos repetidos e tranquilos de se fazer, sendo mais fácil para o aluno entender. Não precisa ter experiência com a dança, até porque a aula foca na diversão e na diversidade de movimentos e ritmos, por isso qualquer um pode se movimentar, só precisa ter alegria”.

Confira a seguir todos os detalhes sobre essa atividade alegre e divertida que deixa o corpo sarado em poucos meses!

-Quais são os benefícios da Zumba?
Thiago: A Zumba tem dezenas de benefícios fantásticos para aqueles que buscam uma boa saúde. Entre eles, podemos destacar a melhoria da qualidade de vida em decorrência da redescoberta do prazer em fazer exercícios, a melhoria da autoestima por causa da alegria e energia próprias dos ritmos latinos e peculiares trabalhados em aulas. Além disso, o corpo fica tonificado e os músculos do corpo todo ficam mais enrijecidos. As aulas também estimulam as relações sociais, por causa das diferentes dinâmicas utilizadas durante as coreografias.

-Quanto dura uma aula? O gasto calórico é alto?
A aula de Zumba tem duração média de 1 hora, começando com o aquecimento e no final o alongamento. A perda calórica geralmente é de 600 a 1000 calorias por aula. O que é interessante é que este gasto de energia acontece secundariamente, o aluno nem se dá conta que está trabalhando o corpo todo, pois está se divertindo e emagrecendo de forma prazerosa.

- Iniciantes precisam saber dançar? Como é o “ritmo” da aula?
As pessoas não precisam saber rebolar para praticar Zumba, só têm que ter disposição e alegria. O aquecimento das aulas é feitos com movimentos Fitness comuns junto com as músicas, para esquentar os músculos. Logo depois, a aula começa “pra valer” e os exercícios têm alta intensidade cardíaca, pois não há pausa. Mas, os ritmos como salsa, merengue e cumbia são usados para baixar e aumentar a frequência da aula, por isso o aluno aguenta a aula completa.

- Em quanto tempo já conseguimos ver algum resultado físico?
Na saída da primeira aula você já percebe a diferença física e mental com a carga de energia “entregue” à aula. O incrível é que em apenas um mês, como o gasto calórico é alto por aula, você já consegue ver muita diferença em seu corpo, mas é necessário que a pessoa se dedique às aulas. O ideal são três aulas por semana.

- Geralmente, a Zumba é praticada em estúdios específicos?
A Zumba é praticada em academias, escolas de danças e estúdios específicos. Não existe um lugar apenas. Por exemplo, quando eu trabalhei no Chile, eu dava aulas para os funcionários de empresas, em colégios e até mesmo para mineiros em minas.

Há como praticar Zumba misturando elementos de outras atividades físicas?
Existem muitas modalidades dentro do programa Zumba. Um deles é o Toning, que é feito com pesos e exercícios que ajudam a tonificar o corpo, acompanhado de uma série de cardio e movimentos da Zumba. Outra técnica se chama Zumba in The Circuit e mistura a aula fitness com passos de danças e treinamento em circuitos e é adaptado para todos os níveis de participantes.

Há algum risco? Tem pessoas que não podem praticar o exercício?
A Zumba tem modalidades específicas para todas as idades, para bebês e até idosos. Lógico, a pessoa deve respeitar a sua avaliação médica e seu condicionamento físico, mas não tem nenhuma restrição. Eu trabalho com crianças especiais e cadeirantes e não vejo nenhum problema. Vale lembrar que a aula só pode ser feita por um profissional capacitado e certificado pela Zumba. Você pode conferir se o professor é licenciado no site da oficial da Zumba.”

3 comentários:

  1. Que bom amiga, curta bastante. Bjuuus.

    ResponderExcluir
  2. É td de bom!
    Fiz a primeira aula e me apaixonei, o professor nos deixa a vontade, não sentimos vergonha de errar e o melhor perdemos mtas calorias e damos aquela forcinha à saúde!
    A zumba me faz sair de casa na chuva, no vento, no frio, na preguiça pq como diz o professor Alessandro: - quem dança é mais feliz!!!
    E é mesmo.
    Nossas aulas são animadíssimas, o professor é maravilhoso e a galera mto 10.
    E viva a zumba! Hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo bem assim, Luciana! Viva a alegria de viver!!! Viva a zumba!!! Fica a dica, hein, pessoal!

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.