terça-feira, 26 de novembro de 2013

Vingança faz bem?

vingança (1)

chocolate

aline

Todo mundo já pensou, pelo menos uma vez na vida, em se vingar. Principalmente quando somos humilhados, maltratados, escorraçados, violentados, o primeiro pensamento é este: vingança! Queremos dar o troco.

Vingança é o pensamento resultante da cabeça quente, nervos à flor da pele! É humano. Compreensível, até. Mas o tempo passa e os sentimentos mudam. Temos mecanismos psicológicos para “digerirmos” o que passou. A vida segue. Esquecemos e seguimos com ela.

Dizem que vingança é um prato que se come frio. Possível. Mas eu questiono essas pessoas que conseguem levar a cabo sua empreitada! Por que fazem isso? Como conseguem continuar com os mesmos pensamentos intempestivos tempos depois?

a-vinganca-do-seu-madruga

Só mesmo a história de vida de quem se vinga é capaz de determinar o porquê dessa ação. Talvez pelo acúmulo de humilhações e outros sofrimentos ruins, é que elas realmente conseguem concretizar seu intento.  Mas aí eu pergunto: valeu a pena? Gerou a satisfação esperada?

O vingativo equipara-se ao seu algoz. É diferente da reação com sangue quente, no calor do momento, que pode ser entendida como legítima defesa. Mas passado tempo, em outra circunstância, premeditadamente, não! A intenção de reproduzir no outro o que, um dia, sentiu, perde o sentido e esvazia-se!  Perde o encanto

Melhor a gente ligar o “dane-se” e entregar à justiça divina. Com certeza, esta não falhará. A idade nos dá a experiência necessária para constatar que existe mesmo a tal “Lei do Retorno”! Aqui se faz, aqui se paga, sem que precisamos mover uma palha para isso…

As novelas e filmes estão cheias de mal exemplos. Personagens vingativos que passam a ideia que os fins justificam os meios. Que a sua dor pode determinar a dor em outras pessoas! Até em inocentes… Não é verdade! Precisamos de melhores exemplos.

Necessitamos de gente que perdoe mais. O perdão é a alternativa para a vingança. Provavelmente, mais difícil de se dar, mas o mais benéfico.

O perdão enobrece. Constrói. Edifica. Ilumina.

Não queiramos nos igualar a quem nos faz mal. Estamos além. Se não for possível perdoar, afastemo-nos. Manter uma distância segura, também faz bem. Temos uma vida para viver e aprender com ela. Façamos dos infortúnios, degraus para o nosso aprimoramento como seres humanos.

É possível.

Afinal, a melhor vingança é o esquecimento…

qdo-alguem-te-magoar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.