terça-feira, 1 de maio de 2012

Uma homenagem especial, no Dia do Trabalhador.

Instituto de Educação RJ prosacarioca.blogspot

Meu professor de Geografia, um dia, me surpreendeu ao dizer que o homem evoluiu porque era preguiçoso! Nunca, até então, uma frase dita por um mestre tinha mexido tanto comigo. Pela primeira vez, alguém tinha me feito realmente refletir sobre uma possível verdade... Seria mesmo?

Não lembro mais seu nome, mas este professor dava aulas de Geografia, no Instituto de Educação, do Rio de Janeiro, no final dos anos setenta. Era tão especial, que entrou para a minha história…

Ele dizia que o homem evoluiu porque queria facilitar a sua vida. Queria conforto, ter menos trabalho… E assim, foi criando instrumentos, cada dia mais avançados e que, realmente, lhe facilitavam as coisas. E concluía: era um preguiçoso!

Fico pensando que o meu professor de Geografia, quando me deu esta aula, não conhecia o microcomputador, o telefone celular e tantos outros recursos tecnológicos de ponta, que temos hoje em dia, e que modificaram a vida das pessoas radicalmente… Aliás, ele nem conheceu, porque soube de sua morte, logo depois que foi meu mestre…

Se evoluímos porque somos preguiçosos ou não, é uma polêmica que ainda dará panos para manga! Mas a verdade é que no Dia do Trabalhador, quero homenagear este meu professor que, por uma falha imperdoável, não me recordo seu nome.

Fazer um aluno pensar de verdade é a principal tarefa de um Mestre! E ele foi competente e certeiro na sua atribuição profissional. Afinal, mais de trinta anos depois, a questão ainda me intriga e continua pertinente.

Parabéns a todos os mestres, na figura do meu querido Professor de Geografia! Parabéns a todos os trabalhadores, que com competência, constroem esse país!!!

“Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.” (Leonardo da Vinci)

barra1

Por preguiça, comodidade, criatividade ou seja lá porque foi, ótimas ideias que algumas pessoas já tiveram para tornar nosso dia-a-dia melhor, confiram:

ideias1

ideias2

ideias3

ideias5

ideias6

ideias7

ideias8

ideias9

ideias10

ideias11

ideias12

ideias13

ideias14

ideias16

ideias17

ideias18

ideias19

ideias20

ideias21

ideias23

ideias24

ideias25

ideias26

ideias27

ideias28

ideias30

(Fotos: internet. Sugestão do meu compadre Luís Augusto)

“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.”

(Simone de Beauvoir)

Um comentário:

  1. nossa.nunca pensei dessa maneira!realmente,o homem para popar sua preguiça,enventara instrumentos revolucionarios.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.