terça-feira, 10 de abril de 2018

Sobre a morte

saudade(Imagem: Reprodução)

Tão relativa essa história de morrer… Basta estar vivo, porque a morte faz mesmo parte da vida. Bebês morrem. Jovens e crianças morrem. Adultos, idosos, parentes, pais, filhos, amigos, conhecidos, desconhecidos…

Gente morre. E a gente sofre com a perda e a saudade. Não tem como ser diferente. Não tem como interromper o ciclo da vida, por mais que queiramos. Somos impotentes.

É claro que existe uma certa ordem natural das coisas. Aquele velho ciclo a priori: nascer, crescer, se reproduzir e morrer. Mas essa disposição, muitas vezes, é alterada… Quer coisa mais difícil do que uma mãe enterrar seu filho? Não gosto nem de pensar!

À medida que envelhecemos, vamos contamos essas perdas. Familiares, conhecidos, amigos, vizinhos. Pessoas com quem convivemos partem de nossas vidas. Quanto mais vivemos, mais vamos perdemos pessoas queridas pelo caminho. Isso também faz parte do viver… E é terrível.

Ontem, perdi um primo da mesma idade que eu. O primeiro do lado materno. Não éramos próximos; morávamos, há muitos anos, em estados diferentes, o que dificultou nossa aproximação. Mas eu o amava. Uma pequena, mas significativa lembrança, fez da sua passagem pela minha vida ter valido a pena.

Há muitos anos atrás, quando eu tinha sete anos, no justo momento em que acabara de receber a notícia da morte do meu pai, corri para o fundo do quintal me desabar em lágrimas… Tristeza absoluta. E ele, meu primo, estava lá, do meu lado, tentando, na sua inocência de também criança me consolar. Ele esteve comigo no meu pior momento. E não saiu do meu lado. Nem da minha memória. Nunca esqueci.

Provavelmente sua mãe, irmã, esposa, filhos e netos também precisam, hoje, de alguém por perto. Um ombro amigo. Uma presença consoladora. E eu, distante, não pude estar. Peço a Deus que lhes envie um anjo representante meu.

A vida segue e tem lá seus caminhos e encruzilhadas. Só nos resta percorrer até que chegue a nossa própria hora de partir…

Vamos que vamos. E do melhor jeito de der.


"Deus tem um jardim que é a Terra, e toda vez que Ele quer colher algumas das flores mais bonitas, Ele tira uma flor da Terra e fica pra Ele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.