domingo, 1 de abril de 2018

Minha matéria favorita

jogos

Almoço em família para celebrar a Páscoa. Já é nossa tradição.

Depois de arrumar a cozinha, a gente se reúne para ver televisão, por os papos em dia, jogar jogos de tabuleiro. Momentos gostosos de interação familiar.

Sempre tem alguém que consegue tirar um cochilo em meio a conversa alta. Outros têm a habilidade de manter a conversa interessante, mesmo com a tv ligada procurando atrapalhar. Mas eu sou da turma que joga, que continua na mesa.

Temos muitas caixas de jogos. A maioria bem antiga: Detetive, Master, Imagem e Ação, Perfil 2 e Perfil 3, Situação Limite, Talento, Ponto de Vista, Jogo da Vida. Quando tem muita gente é sempre mais divertido. Não perdemos a oportunidade.

Hoje, ao jogarmos Situação Limite, saiu uma pergunta para a minha sobrinha responder: qual a matéria escolar ela mais gostava. Tínhamos que adivinhar sua respostar para pontuarmos. Mesmo lidando cotidianamente com ela, há dezessete anos, foi muito difícil acertar sua resposta… Eram quatro opções: Matemática, Desenho, Educação Física e Português.

Não precisa dizer que ela escolheu Educação Física e eu errei. Achei que ela iria optar por Matemática. Boba que sou… Mas fiquei com essa questão na cabeça… Qual seria a minha matéria favorita no tempo escolar?

Depois que todo mundo foi embora e eu fui arrumar a casa, ainda estava matutando com a questão. Não consegui chegar a uma conclusão na escolha por uma área do conhecimento específica... Sou mesmo generalista!

Na verdade, até cheguei, pois, para mim, a matéria favorita era aquela que eu me identificava melhor com o professor que a ministrava. Simples assim. Se eu tivesse afinidades com o/a professor/a e com o seu jeito de ensinar, eu morria de amores pela sua matéria! Aprendia que era uma beleza. Se o contrário acontecesse, era um caos total.

Detestei sociologia, no Ensino Médio, por causa da professora, que foi injusta comigo e me constrangeu na frente da turma. Já em Língua Portuguesa, consigo ainda ver a professora declamando versos lindamente, enquanto mexia nos cabelos… Uma cena encantadora! Sou fã de literatura.

Sou assim. Sempre fui.

Difícil separar a figura do professor do que ele me ensinava. E se você quiser saber um segredo, continuo do mesmo jeito. Até no Curso de Especialização, professores ainda fazem a diferença para mim. Pro bem ou pro mal.

Por isso é que, profissionalmente, como pedagoga, tento enfatizar para os professores com quem trabalho, a importância do seu papel na vida escolar dos alunos. Ser cordial, buscar a empatia, usar de afetividade pode sim fazer muita diferença! Em certos casos, até mais do que exercícios de fixação e boas aulas expositivas ou de pesquisa.

Gente que confia na gente, acredita na gente e gosta da gente nos abre caminhos. E, como resposta, nos apaixonamos pela matéria que ele nos ensina. Se torna a nossa favorita. Aprendemos mais e melhor! Só que aí o ano acaba, trocam os professores e começa tudo de novo…

Vida que segue.

E falando em vida, uma feliz Páscoa para você. Vida nova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.