sexta-feira, 10 de julho de 2015

Dia da Saúde Ocular

MC1(Foto: Maria Clara Pazito)

Fique de olho no seus olhos. Nesse caso, todo cuidado é pouco!

Conheça alguns cuidados importantes para você proteger a sua visão, que é um dos principais sentidos humanos:

saúde ocular

MC(Foto: Maria Clara Pazito)

CONSULTA MÉDICA

“Mesmo que não haja mudança repentina relacionada à visão, a consulta com médico oftalmologista ajuda a identificar possíveis problemas antes que se tornem graves. A frequência recomendada varia de acordo com o perfil da pessoa. Diabéticos e hipertensos devem ser acompanhados por oftalmologista ao menos uma vez por ano, em função das complicações que essas doenças podem trazer para a visão. Quem não tem problemas oculares pode fazer o acompanhamento oftalmológico a cada dois ou três anos, para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que necessitem de tratamento médico.

O descontrole da pressão arterial e da glicose sanguínea pode provocar o aparecimento de problemas na visão. Diabéticos têm 25 vezes maior risco de perder a visão do que pessoas que não têm a doença, e 75% de risco de desenvolver retinopatia diabética. Também apresentam maiores taxas de glaucoma e catarata, importantes causas de perda de visão.

O glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no mundo, não apresenta sintomas na fase inicial e costuma ser descoberto quando já houve perda da visão periférica. O diagnóstico precoce é feito por meio de consulta anual com oftalmologista a partir dos 40 anos de idade.”

(Fonte: Informativo Cassi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.