quarta-feira, 10 de junho de 2015

1º Encontro de Food Trucks, no Shopping Mestre Álvaro, na Serra

truck1

Encontro de food trucks transforma Shopping Mestre Álvaro num pit stop de comida descolada

No topo das modas gastronômicas, o movimento dos food trucks — restaurantes itinerantes, montados em kombis e caminhões —, já consolidado no exterior, ganha espaço no Brasil.

Antenado com as novidades mundo afora, o Espírito Santo recebe, de 11 e 14 de junho, o 1º Encontro de Food Trucks.

O evento contará com treze trucks, dos mais diversos estilos e sabores.  Os veículos estarão estacionados num lounge, montado no pátio do Shopping Mestre Álvaro, na Serra, transformando o local numa parada obrigatória para quem quer degustar uma comida descolada.

No cardápio, comida japonesa, canadense, italiana, inglesa e de rua, resultando numa grande variedade de opções, oferecidas num só local. E não fica só nas guloseimas e pratos quentes. Amantes de vinho e de cerveja artesanal também poderão fazer suas escolhas em trucks especializados nessas bebidas.

As trucks, além de boa comida, também trazem ótimas histórias. Como a de um certo apaixonado por vinhos, que percorreu o planeta visitando vinícolas em mais de trinta países. Sem contar o grau de empreendedorismo de quem não se contentou em estacionar o seu negócio no formato tradicional de restaurante.

O 1º Encontro de Food Trucks  é uma iniciativa da empresa Jobs Comunicação, em parceria com o Shopping Mestre Álvaro, e tem entrada gratuita. No cardápio dos trucks, preços a partir de R$ 7.

truck5

Os participantes

Entre os participantes do evento estão conhecidos dos capixabas e também convidados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Confira quem vai fazer do Shopping Mestre Álvaro um verdadeiro pit stop da gastronomia:

truck8

Jacques Gourmet Food Truck (RJ): a truck carioca conta com hambúrgueres gourmets. Entre as estrelas do cardápio estão o Jacques Burguer (pão australiano, molho de mostarda e mel, carne com tempero artesanal, manteiga de ervas, queijo cheddar, bacon e folhas de rúcula) e o  Porc  Burguer (pão de gergelim, molho de limão, carne de pernil com tempero artesanal, queijo prato, alface americana e tomate). A hamburgueria móvel está na estrada desde 2014.

truck4

Paleta Carioca (RJ): a food truck traz as famosas paletas mexicanas, que invadiram o verão brasileiro em 2015. Os picolés, em vários sabores, têm textura cremosa, com pedaços generosos de frutas. Há também tentações recheadas. Um dos mais pedidos é a paleta de nozes com creme de avelã e pistache.

truck2

Chicks Gourmet (ES): a food truck que está nas estradas capixabas há duas semanas vai estrelar o encontro com um prato típico do Canadá. Servirá o refinado poutine, prato elaborado com batatas fritas, cubinhos de queijo mussarela, molho especial à base de vinho e carne desfiada e outras especiarias , com cobertura de queijo parmesão e cebolinhas. Sugestão de sobremesa? Cheescake de goiaba.

Grandi Gourmet Stop (ES): a food truck estreia no evento do Shopping Mestre Álvaro. É a versão sobre rodas da empresa que já atua há dois anos no Espírito Santo. No cardápio, gastronomia italiana: massas, bruschettas (antepasto italiano feito à base de pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho) e doces.

truck

Beer Truck Amarelo  (MG): a truck mineira traz as melhores cervejas artesanais do Estado que é o segundo maior produtor da bebida no Brasil, atrás apenas de Santa Catarina. Os irmãos Rodrigo e Lucas de Angelis apresentam para os capixabas um mosaico dos principais rótulos dos cerca de 55 estilos da bebida feita em Minas. A estrutura é um caminhão adaptado como choperia itinerante. Tem capacidade para doze barris de cinquenta litros em sua carroceria, além de dez barris em uma minicarreta rebocada. Pode trabalhar com até quatro marcas e até oito tipos diferentes de chope por evento.

truck9

Mr. Esfiha (ES): a van das esfihas está nas vias capixabas desde 2012. Já virou atração fixa da Praia de Manguinhos, na Serra. O cardápio engloba esfihas de carne, frango, calabresa e ricota com espinafre, além de kebab de carne maluca.

Wine World Adventure (MG): um engenheiro mecânico aposentado, amante de vinhos, resolveu equipar uma van, pegou os dois filhos e saiu pelo mundo percorrendo as principais regiões vinícolas da América do Sul, América do Norte, África, Oceania e Europa. A viagem durou dois anos e três meses. A truck, que percorreu trinta e quatro países, trará quatro rótulos de espumantes, brancos, tintos e rosés, degustados nessa aventuras.

truck10

Tô Frito Franguinho Crocante (ES): marca registrada de uma empresa de Vila Velha, a versão sobre rodas estreou no verão 2015, na praia de Meaípe, em Guarapari. Com referência da comida de rua inglesa, a truck serve chicken chips (filé de frango frito com batatas fritas), fish chips (filé de peixe frito com fritas), wings chips (coxinha da asa crocante frita com batatas fritas) e mini salgadinhos. Todas as opções acompanham o molho da casa.

truck7

Hasta La Pista (ES): o trailer vermelho do Hasta La Pista, com a frase “Me chama que eu vou!” estampada nas portas, tem circulado desde o final de 2014 pelas ruas do Espírito Santo. A novidade foi criada pela paulista Carol Cicone, residente em Vila Velha há 20 anos. Entre os mais procurados do cardápio, sandubas de costela bovina desfiada no molho de cerveja preta, pernil com farofa de torresmo e mignon com gorgonzola. Outro que sai também é o dog “Rabugento” com pão de provolone, molho de cheddar levemente picante e crispy de bacon. Todos os sanduíches acompanham manteiga de ervas.

Delírios da Carne (ES): os empresários Márcio Sant’Anna e Maria Thereza Couzzi Areal, fãs de churrasco, adaptaram um veículo para servir cortes especiais de churrasco, grelhados e sanduíches especiais. Cortes de picanha e alcatra fazem a festa dos carnívoros que terão também baby beef na grelha. Entre os sanduíches mais pedidos, estão os de costelinha de porco, de fraldinha e de picanha.

Reggae na Kombi (RJ): tendo o ritmo de Bob Marley como fundo musical, a Kombi carioca traz cultura, entretenimento e música associada a uma gastronomia informal de rua. Sanduíches são o seu carro-chefe.

truck3

Dragon Sushi (ES): o restaurante japonês de Vitória, que se diferenciou entregando a domicílio e fazendo sucesso, agora chega na versão truck. O veículo, em formato de sushi bar, vai servir os sushis e sashimis de atum, salmão, peixe branco, skin e kani. Nas opções de pratos quentes, o cardápio traz hots e yakisoba. O carrinho japonês começou a percorrer as estradas da Grande Vitória a partir de março deste ano.

truck11

Esqueça a dieta e caia de boca! Você não pode perder.

Amanhã estarei lá para conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.