terça-feira, 13 de maio de 2014

Meu irmão e as flores para Nossa Senhora

flores5

“O Luís que eu conheci não é o mesmo que todos conheceram.

Ele era três anos mais novo que eu. Então eu o conheci de perto, mas da mesma altura, a relação era horizontal.

Na infância (e ainda mais na infância daquele tempo), a relação não era burocrática, era uma coisa junta, cotidiana, dia a dia. Era de comer juntos, na mesma hora, brincar juntos, na mesma hora, de ir à escola juntos, na mesma hora, de dormir juntos, na mesma hora. Era de ler os livros juntos, na mesma hora. Era de ir à igreja juntos, na mesma hora.

Eu, a Cecília – minha irmã gêmea – e ele éramos igrejeiros que só nós.

Maio era o mês das flores e todo mundo ia levar flores para Nossa Senhora.
As crianças, depois da volta da escola, passavam a tarde pedindo flores aos vizinhos para levar o buquê mais bonito de todos para a santa.

O padre pegava as flores que passávamos o dia todo coletando com todo carinho e jogava pra trás, assim, com a mão direita, sem nem olhar pra ver onde elas iam cair. Acabava formando um monte bem grande de flores no altar da igreja. E, no dia seguinte, as carolas, como eram chamadas as mulheres que estavam sempre na igreja na igreja, iam lá para poder arrumar as flores, talvez dispô-las em vãos, pelo altar ou pelo corredor (tão grande e tão comprido).

Os adultos não percebiam, é claro, como nós, as crianças, ficávamos tristes de ver o modo como o padre jogava as flores para trás. No dia seguinte, porém, lá estávamos nós de novo pedindo flor pra vizinhança, fazendo novo buquê e levando com todo amor para Nossa Senhora.

O mês de maio antigamente era sempre muito frio, muito frio mesmo, mas toda noite a gente se agasalhava e ia pra reza com inúmeras crianças. Eu me lembro do começo da música:

“Neste mês de alegria
Tão lindo mês das flores...”.

Era impressionante como ninguém desistia, ninguém desanimava, ninguém jamais pensava em não ir naquela noite, por preferir fazer outra coisa qualquer.

Todas as crianças da Rua Santa Teresinha iam em bando levar flores para Nossa Senhora, uma imagem tão linda lá no altar, com seu manto de veludo azul todo bordado de estrelas prateadas.

O Luís nos deixou recentemente, e fico feliz de pensar que Nossa Senhora não haverá de se esquecer daquele menino, que, com tanto carinho, toda noite levava flor para ela, no mês de maio.”

(Texto publicado na Revista Família Cristã)

nossa_senhora_fatima

Hoje é o dia de Nossa Senhora de Fátima.

Oração

Santíssima Virgem que nos montes de Fátima Vos dignastes a revelar a três humildes pastorzinhos os tesouros de graças contidas na prática do vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço, em que devemos ter esta devoção, para Vos tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da nossa Redenção que nela se comemora, nos aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos a graça, que Vos pedimos nesta oração, se for para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.