terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sobre Viver…

oceanos

Oceanos: Atlântico, Pacífico, Ártico, Índico e Antártico. Tecnicamente são cinco, espalhados pela superfície do planeta. Embora interligados, eles não realizam trocas significativas de suas águas, devido às características próprias de cada uma delas…

Ainda há pouco pensei nos oceanos da Terra. E fui parar neles, quando recordava a conversa que tive com alguém muito querido, logo cedo, nesta manhã. Há pouco tempo era um menino e, hoje, já é um homem adulto. Ele mudou. Cresceu, desenvolveu-se como devem todas as pessoas deste mundo!

Desde os tempos da primeira infância até a velhice, os seres humanos passam por diferentes etapas de desenvolvimento. Cada fase com as suas características próprias, motivo de tantos desentendimentos e conflitos de gerações… E a gente não consegue delimitar claramente quando isso acontece. Talvez existam linhas imaginárias...

As diferentes etapas não se misturam, tal como as águas dos oceanos, mas estão interligadas. Passamos por elas, independentes, de uma cronologia rígida. Conheço quarentões que serão eternos adolescentes! E conheço rapazotes com maturidade invejável…

Cada um trilha seu próprio caminho, navegando nas próprias águas. Muitas vezes, impulsionados por potente motor, outras vezes, ao sabor da maré. Remar junto sempre facilita, mas nem sempre é fácil.

Isso se chama viver.

Acumulamos experiências, sabores e dissabores. Ganhamos e perdemos batalhas. Partimos e voltamos. Mudamos a rota. Conhecemos lugares, pessoas e sentimentos. Rimos e choramos. Apostamos. Pagamos para ver. Paramos, por algum tempo, em um porto seguro. Seguimos viagem!

Cada fase da vida tem o seu brilho próprio! Não nos é permitido pular degraus ou queimar etapas, apenas furar algumas ondas. As necessárias para sobrevivermos. Buscar atalhos! Tomar decisões. E se não acertar de primeira, tentar a segunda, e a quinta e a vigésima vez…

Isso se chama viver.

E quando compreendemos que as pessoas colecionam mistérios, tal como os oceanos, e que é necessário tentar desvendá-los, para compreendê-los e aceitá-los,  é sinal que amadurecemos. É, então, chegada a hora de buscar um par.

Ninguém nasceu para ser sozinho. Nem eu.

Em nenhuma fase da vida…

(Olho vivo nos tubarões!)

(Dedicado a você que me deu a inspiração!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.