segunda-feira, 18 de junho de 2012

O poder das nossas palavras.

o poder das palavras escritas

Hoje, logo cedo, falei com alguns alunos do 5º ano, sobre o poder que as palavras nos dá.

A pouca idade daquelas crianças, talvez, não os tenha permitido perceber, com exatidão, o tamanho da verdade que estava naquelas que eu pronunciei.

A palavra liberta. É o melhor instrumento de luta produzido em todos os tempos! Tanto que, aprender a dominá-la, não chega, ainda, para todos. Está nas mãos dos mais privilegiados. E para que não haja revoluções, uma névoa de má vontade é espalhada, socialmente, contra a Língua Portuguesa. Como se ela não fosse tão bela e sedutora! Ao contrário, como se fosse árdua e cansativa… Um desconforto caminhar por entre frases e textos. Quanta enganação!

Numa folha em branco pode se escrever o mundo! Ou mais ainda: todo o Universo e se inventar o que está além dele! As palavras à serviço da Literatura, não da Ciência, podem inventar todos os mundos e tudo que nele existe. Pessoas com rabos, marcianos verdes com duas antenas, árvores que dão dinheiro, pedras falantes...

Numa folha de papel em branco, posso ser príncipe, milionário, feliz, aventureiro, navegador ou um ilustre leopardo, que baila na corte do Rei Leão. Posso ser fada, ser peixe, homem ou mulher. Viver no passado, no presente, no futuro que imaginar. Posso voar, respirar debaixo d’água, falar com os animais. Posso reencontrar meu pai, que já virou estrela, e abraçá-lo por páginas, um livro inteiro!

Ah, o poder que a gente tem quando resolve escrever!...

Domine a Língua. Aprenda a gramática, a ortografia, as figuras de linguagem, a semântica, a sintaxe… São ferramentas. Tenha por perto um dicionário. E vá. Escreva! Solte o escritor que existe em você. Brinque com as palavras. Mas não esqueça de arrumar um tempo para ler também.

Conheça o que os outros pensam e escrevem. Assim você amplia seu leque de conhecimentos sobre a vida e sobre as pessoas, seus sentimentos e comportamentos. Aprende a entender como o mundo se movimenta, como se mexem todas as suas engrenagem. Perceba o poder que isso lhe dá!

Ler e escrever é bom demais! Acredite. Com o tempo, você descobrirá como as palavras podem abrir todos os seus caminhos.

Um povo instruído é mais difícil de ser manipulado.

E viverão felizes para sempre!

 

Lembre-se: o que se fala pode ser esquecido. O que se escreve durará para sempre!

2 comentários:

  1. achei muito importante, descobri ess site. mto bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ver que você gostou do nosso cantinho na internet. É feito por mim com muito amor! Apareça sempre, ok? Um abração.

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.