segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Por um texto bem escrito

Você escreve bem? Ou, pelo menos, o suficiente para expressar-se com segurança e sem ficar constrangido? Se a sua resposta for não, está na hora de tomar alguma atitude. Comunicar-se, por escrito, é importante e necessário.

Não é piegas conhecer a Língua e usá-la adequadamente. Pesquisas indicam que temos lido muito e escrito muito também. A tecnologia, ao nosso alcance, gerou essa necessidade, através do apelo ao nosso interesse e participação. Queremos (e estamos) nas redes sociais, logo lemos e escrevemos. Interagimos pela leitura e escrita.

Porém não basta que usemos a linguagem simplificada, codificada, própria para esse meio eletrônico. Precisamos preservar a nossa língua materna nas suas regras fundamentais. Ainda que nos custe mais tempo e dedicação, escrever bem é uma arte ao alcance de todos. A prática que leva à perfeição.

Sei que existem algumas regras rebuscadas e, até, complexas para compreensão e utilização no uso cotidiano. Perdoo. Mas existem outras, bem básicas, que não podem ser deixadas para trás. Regras ortográficas, por exemplo. É com x ou ch? Não sabe? Consulte o dicionário. E não precisa ser físico; pode ser online.

Trás, atrás, traz: qual jeito correto para escrever nessa frase? Dentista é substantivo comum utilizado na mesma forma para os dois gêneros? Qual é a regra dos por quês? Ou seria dos porquês? Existe palavra na língua portuguesa que termina com n? O livro está sobre a mesa ou sob a mesa? A gente nunca para de ter dúvidas… Ou seria: nós nunca paramos de ter dúvidas? Ou as duas formas estão corretas?

Nossa língua é cheia de regras. Mas, melhor do que decorar uma Gramática, ler bons livros faz mais efeito! Ler muito. Ouvir textos bem escritos lidos por bons locutores. E escrever. Do mesmo modo que aprendemos a andar, nos aventurando nos primeiros passos, assim se dá a escrita. A boa escrita. Comece do jeito que der e vá aprimorando-se.

Especialmente para quem está querendo entrar no mercado de trabalho, uma boa redação é fundamental. É sem dúvida um excelente cartão de visitas. Para quem já está no mercado, um bom texto vai torná-lo mais competitivo, diante das novas exigências que sempre surgirão. E para quem já saiu do mercado uma boa redação mantém a cabeça pensante, ativa, e pode levar, quem sabe, a uma nova forma de passar o tempo ou uma nova fonte de renda. Sempre só faz bem.

Tem gente que escreve por prazer, como é o meu caso. Como eu, escreve, para expressar suas ideias e propagá-las para leitores. No meu caso, objetivo ajudar a tornar esse mundinho um pouco melhor… Quero deixar minha marca nele através dos registros das minhas palavras neste blog. Pois a escrita também serve para isso!

Ninguém precisa saber tudo, mas, contudo, não é possível contentar-se em não saber nada sobre a nossa língua escrita. Certamente uma hora a gente vai precisar. Adiante-se. Dedique-se. Estude. Consulte. Leia. Releia. Pergunte. Tire as dúvidas. Invista na sua formação. E escreva. Muito. E bem.

Tenho certeza que vai conseguir. Conte comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.