quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fuleco não. Tatu Bola!

fuleco

Será que não tinha um nome mais ridículo para colocar no mascote da Copa do Mundo de 2014? Porque o escolhido está pra lá do mau gosto!

Escolheram Fuleco, dentre duas outras opções igualmente horríveis: Amijubi e Zuzeco. Nome inventado, daqueles escolhidos a partir do nome dos pais. No caso: futebol e ecologia. Ai, meu Deus!

Terrível escolher uma nome assim, para um mascote tão simpático. Já traz a bola no corpo, assim como todos nós, brasileiros. Que bichinho é este então? Um tatu bola. Nome simples, fácil de ler, fácil de escrever e guardar. Que virasse nome próprio, com letras maiúsculas: Tatu Bola. Estava bom demais. Produto genuinamente nacional.

Daí inventaram essa moda. E ainda quiseram dar a responsabilidade da decisão final para o público, como se nós tivéssemos alguma escolha, na verdade. Alguém teria que pagar o pato… No caso, o tatu.

Acontece que o público já escolheu. A opinião pública já batizou o fuleiro nome, escolhido por pessoas furrecas, que não manjam nada de brasilidade…

Nosso tatuzinho já está batizado pelo povo: Tatu Bola. Provavelmente, da Silva. E como dizem que a voz do povo é a voz de Deus. A gente só pode dizer “amém!”

Que assim seja!

fuleco (1)

No Facebook está acontecendo uma campanha para atingir um milhão de compartilhamentos, com o objetivo de demonstrar a insatisfação das pessoas com esse nome ridículo. Eu participei, é claro!

fuleco1

E olha que eu nem contei para vocês o que estão colocando como definição para a palavra fuleco, nos dicionários informais! Quer conferir? Escreva-a no Google e peça o significado. Acho que os brasileiros inconformados querem guardá-la como recordação, em algum lugar…

Enfim, já que criaram o neologismo*, a galera inventou um belo significado. Vai lá conferir.

Só não vale chorar!

fuleco2

(*Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente.)

4 comentários:

  1. Olá Denise,

    Tudo bem?

    Pesquisando sobre o pobre Fuleco descobri o seu blog. A propósito, também escrevi um texto (Sobrou para o tatu-bola) ano passado sobre a "maldade" que fizeram com o simpático tatu-bola.

    Se existe algo positivo nesse "batismo" é saber que ao menos o povo não vai sofrer sozinho na Copa... e provavelmente depois dela, com a falta dos milhões investido em estádios.

    Gostei do blog! =)

    Um abraço,
    Wagner Silva
    http://codificandoideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação e pelo carinho. Apareça sempre. Aliás já dei uma espiada no seu e o estou seguindo. Muito bom também.
      Abração.

      Excluir
  2. além do nome o mascote também foi uma escolha infeliz, o tatu se esconde na toca, é exatamente o momento do dia de hoje, o brasileiro envergonhado , aquele orgulho de ser brasileiro se transformou em vergonha, vontade de se esconder...

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.