sexta-feira, 2 de março de 2012

A vida da gente continuará!

A-vida-da-Gente-1-500x375 (1)

Daqui a minutos entrará no ar, o último capítulo da novela das seis da Rede Globo, A Vida da Gente”.

elenco-da-novela-a-vida-da-gente

Com certeza, o Ibope marcará muitos pontos de audiência, porque foi realmente de muito boa qualidade. Eu mesma já escrevi sobre ela aqui no blog, há um tempo atrás. Confesso que não assisti a todos os capítulos, mas acompanhei o desenrolar da história.

Falar da vida da gente começa se falando sobre nossa família. É lá que começam as nossas relações. É nela que aprendemos as primeiras lições da vida, onde moldamos nossa personalidade, onde construímos o nosso “eu”, na relação com esta primeira comunidade .

Talvez daí venha o sucesso que a novela alcançou. As pessoas se identificaram com as personagens. E eram poucas! Mas muitos dramas familiares foram retratados e foi possível se ver em alguns deles.

O maior e mais delicado de todos foi a presença de uma “mãe má”. Não sei se haverá explicação possível e racional, no final da novela, para os comportamentos desviantes de Eva Fonseca, uma mãe que foge aos padrões convencionais no cumprimento da função materna, característico da cultura brasileira, latino em suas raízes. Mãe que protege, que ama sem limites, que dá sem querer receber em troca… Talvez seja considerada um caso clínico.

Mas mães assim também existem na vida real e são mais comuns do que deveriam. A agressão emocional é silenciosa e as vítimas se sentem culpadas e não denunciam. E essa relação conflituosa tende a se estender pelo resto da vida, se não for reconhecida e tratada a contento.

Vale lembrar que muitas vezes, a mãe da gente pode ser a nossa avó! A função de mãe pode ser, muito bem, desempenhada por outra pessoa. Na novela, pudemos conferir isso muito bem!

ana-sai-do-cama-a-vida-da-gente-1

a vida da gente

Ah, os dramas familiares…

Amores e desamores. Paixões e desencontros. Idas e vindas. Saúde e doenças. Tudo tendendo a um último capítulo feliz!

Seria bom se na vida fosse assim…

Mas a vida da gente, a nossa vida real, esta, continuará do jeito que a gente der o rumo… Melhor, então, não esperar pelo último capítulo e resolver ser feliz desde agora.

Bom divertimento a todos.

2 comentários:

  1. Lindas palavras... A novela foi simples, realmente próxima de nossa história de vida,com um texto surpreendente como o seu que acabei de ler. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bel. Apareça sempre. Um poema que tem a ver com o que refletimos! Um abraço.

      ‎"Ser feliz não é ter uma vida perfeita.
      Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
      Usar as perdas para refinar a paciência.
      Usar as falhas para esculpir a serenidade.
      Usar a dor para lapidar o prazer.
      Usar os obstáculos para abrir as janelas
      da inteligência."

      Augusto Cury

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.