terça-feira, 8 de abril de 2014

Tudo é mesmo acidente?

segurança-no-trabalho

Acidentes acontecem, com certeza. Mas, muita coisa do que consideramos “acidentes”, na realidade, não o são! Poderiam ter sido evitados. São os resultados da falta de cuidado, da negligência, da desatenção.

Acidente é algo inesperado. O que não pode (de verdade) ser evitado. O que não faz parte dos planos. Aconteceu…

De repente, dividir mal o peso do corpo, virar o pé e levar um tombo: acidente. Mas escorregar numa casca de banana, não é. Ora, cascas de banana precisam, necessariamente, de serem colocadas nas latas de lixo.

Um mal súbito repentino pode levar um motorista a perder a direção do seu carro e causar um acidente. Mas se o mal súbito for causado pela falta de um medicamento, por  esquecimento, negligência ou má fé, deixa de ser acidente… E pode virar até crime!

Criança pequena que põe o dedo não tomada: é acidente? Criança que bebe detergente achando que é suco: é acidente? Criança que põe a mão no forno quente: é acidente?

Em todos os questionamentos, a resposta é não! Lugar de criança é longe da cozinha e sob olhar atento de um cuidador. É da sua natureza explorar o mundo para conhecê-lo, logo, vai experimentá-lo… Precisa ser vigiada.

Nas obras da construção civil, existe a figura do engenheiro da Segurança do Trabalho. A ele, principalmente, cabe a incumbência de zelar pelo bem estar de todos, minimizando os riscos. Logo, a morte de um operário não é “normal”. Não é acidente. Não pode ser considerada banal.

Sinto muito, Rei Pelé. Seu comentário foi desrespeitoso, não só à família do operário Fábio Hamilton da Cruz, que caiu, enquanto montava a arquibancada da Arena Corinthians e morreu, mas a todos os trabalhadores brasileiros.

Falta de sensibilidade ainda me choca.

Ou será banalização da vida?

Um comentário:

  1. Sábias palavras do Romário quando disse que "o Pelé calado é um poeta." Ele perdeu um excelente oportunidade de ficar calado e nos poupar de tamanha malediscência e falta.de respeito com a vida dos outros.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.