terça-feira, 20 de outubro de 2015

Convidar ou não convidar?

balões1

Em caso de dúvida, convide. 

Sei que os tempos estão difíceis, mas quem se propõe a festejar deve estar preparado para não deixar ninguém de fora. Demonstrar gratidão e amizade, nessa vida, é fundamental! 

Como deixar de fora da lista de convidados aquela vizinha que fez tanto por nós, na infância, e que nos viu crescer? Com certeza, nos tem tanto ou mais apreço que muitos familiares.

E nossos colegas de trabalho, com quem convivemos, dia a dia, e repartimos alegrias e tristezas, na saúde e na doença? Aqueles colegas, com quem, mesmo não nos sendo íntimos, sabemos que podemos contar?

Vizinhos, colegas, parentes, amigos… Até gente com quem convivemos diariamente em redes sociais. Muitas pessoas. Tantas... Mas se vamos festejar, devemos convidar! Dispensados estão: gente distante, pessoas com quem não convivemos, desafetos em geral, amigos de amigos, familiares de amigos (com exceção de maridos/esposas, parceiros/as e filhos), terceiros.

Se a festinha é íntima, estamos perdoados. Basta a família e íntimos. Mas se é uma festa de aniversário maior, um casamento, um outro grande evento, convide. Gaste um pouco mais. Considere como investimento. Afinal, prejuízos morais causam mais danos que os financeiros.

Se quiser um conselho de uma carioca festeira, esqueça as empresas de Casamento S.A. e faça a festa no quintal, à moda antiga. Sai mais barato e permite ampliar a lista dos convidados.

Festas nos terreiros deveriam voltar à moda! Muito pernil ou frango assado com farofa, salgadinhos, churrasco, bolo com docinhos, refrigerantes, cerveja e champagne só para brindar!  Música animada para dançar. Mas, principalmente, todo mundo incluído. E feliz!

Porque é muito dolorido perceber as pessoas sendo convidadas e você deixado de fora... Experiência amarga que dificilmente será esquecida.

Afinal…

Sempre existirão quintais. Eles podem estar disfarçados em outros espaços mais simples. Basta mudar o foco.

Optar por pessoas é, sem dúvida, a decisão mais sábia. Laços e abraços: combinação perfeita.

Fica a dica.

2 comentários:

  1. Um dos melhores eventos que costumo convidar parentes, amigos da infância, do tempo escolar, do tempo que trabalhei em diferentes atividades, de vizinhos queridos... Como é bom convidá-los!!!! É uma pena quando alguns vão embora, sempre deixando saudade. Alguns parentes (ou amigos) propõem levar para os encontros seus amigos íntimos que passam a participar com alegria para todos. Descobri, por acaso, que uma vizinha viúva, sem filhos, não comemorava seu aniversário. Por que não??? Falei com outros vizinhos e, à tarde, batemos em sua porta levando alguns doces e salgados. Que alegria foi para todos. Que tarde maravilhosa!!! No ano seguinte, outras pessoas quiseram participar e o apartamento ficou lotado de amigos. Já realizamo os encontros fazem 3 anos. Este ano ela completa 93 anos. Enquanto vivermos, estaremos todos juntos. Não sei se, futuramente, enquanto vivermos, teremos que nos reunir no salão de festa do prédio, por falta de espaço no apartamento dela.ILCÉA QUINTANILHA GUIMARÃES GOMES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente este o espírito da coisa! A alegria que contagia, que acalenta, que faz feliz! Parabéns pela iniciativa e pela ação que, com certeza, mudou a vida de alguém para melhor! E isso não tem preço. Sou sua fã. <3

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.