terça-feira, 17 de maio de 2011

A Educação já é uma Vitória!

Hoje a noite, o Jornal Nacional apresentará uma reportagem sobre a Educação oferecida aqui, em Vitória, no Espírito Santo. A melhor escola e a pior, da capital. Veja, abaixo, como foi a escolha da cidade ontem, durante o JN.

Não poderia deixar de prestar o meu depoimento sobre o assunto, afinal posso falar de dentro, literalmente. Sou professora, regente de classe, e pedagoga, do Ensino Fundamental. Trabalho com turmas de 2ª a 8ª séries.

Como funcionária efetiva, já tive oportunidade de trabalhar em diferentes escolas e em diferentes níveis de ensino, incluindo a Educação Infantil e a EJA. São vinte anos de serviço apenas na Prefeitura Municipal de Vitória, sem contar com outros anteriores, perfazendo um total de trinta anos no Magistério. Desta forma, me sinto à vontade para dar a minha opinião.

Trabalhar na municipalidade é interessante. A relação com o patrão, passa diretamente pela ideologia do Partido Político que está no poder. Os cargos mais importantes da Secretaria de Educação também sofrem essa influência. Uma cadeia sucessiva que influencia diretamente o que acontece nas escolas. Isso é percebível claramente por quem já está há alguns anos na função e já viu diferentes partidos se alternarem no poder.

Esse processo se dá  primeiramente com o percentual da receita do município destinado à Educação. O que demonstra como aquela gestão valoriza seu ensino. Daí tudo ocorre sucessivamente: aumentos salariais, gasto com reciclagem dos profissionais, investimento em materiais pedagógicos, uniformes e afins, compras e reformas nos espaços escolares… Tanta coisa! Mais verba, melhores condições. Menos verbas: profissionais insatisfeitos, alunos mal servidos, escolas deixando a desejar. Sinto muito, mas essas coisas estão sim diretamente relacionadas!

Ninguém trabalha bem o tempo todo, se precisa cumprir sua jornada em três turnos distintos, para conseguir manter um padrão mínimo desejável de vida. E é comum isso acontecer dentro do Magistério. Eu mesma trabalho em dois turnos, matutino e vespertino. O terceiro é quando chego cansada, como mãe e dona-de-casa, pois não tenho como manter uma empregada doméstica. Vou direto para a cozinha! E ainda dou atenção aos filhos, cuido das roupas, etc., etc., etc!!!

Assim como eu, vivem muitos professores! Vivemos correndo, de uma escola para a outra. Almoçar só se der tempo. Planejar quando é possível. Amamos o que fazemos. Damos o nosso melhor. Muitas vezes trabalhamos sem o apoio das famílias, que estão nas suas próprias lutas pelo seu sustento e sobrevivência. Entregam-nos seus filhos, confiando que daremos o nosso melhor. É um compromisso que recebemos. Ultrapassa a nossa função. Acabamos obrigados a cumprir o que a família não pôde ou não fez. Mas é básico e alguém tem que fazer. E aí, meus amigos, além de INFORMAR, nós FORMAMOS…

É claro que existem famílias que fazem, conosco, parceria. São os casos em que a aprendizagem se dá de modo mais efetivo. Contamos com algum apoio especializado: professores capacitados para Educação Especial, Informática, bibliotecários e são feitos alguns convênios com Clínicas Psicológias e Postos de Saúde. É pouco! Penso que dentro das escolas deveriam ter psicólogos e assistentes sociais, para ajudarem a dar conta da demanda que cada dia é maior.

É assim que trabalho. É essa a minha realidade. Meus colegas são gabaritados e desempenham do melhor jeito possível a sua função. Aqui em Vitória, o nível dos professores é excelente. Conheço  muita gente e posso dizer que são poucas as exceções. Professores nota dez!

Ainda que os telhados possuam goteiras, ainda que não haja número de computadores suficientes, ainda que nossos salários deixem a desejar, trabalhamos com afinco, porque acreditamos que podemos fazer sim a diferença! Aliados a outras instituições, na escola podemos lançar as sementes para a construção de uma sociedade mais justa.

Não somos mártires. Somos trabalhadores da Educação básica. É pelas nossas mãos que passam todos os médicos, os advogados, os engenheiros e profissionais de todas as outras áreas com maior reconhecimento social. Os professores são os lançadores das boas sementes!

É esse meu serviço: plantar para colhermos todos um mundo melhor!

cause-full

VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DOS SEUS PROFISSIONAIS JÁ!

7 comentários:

  1. É uma lastima... a pitoresca e retardada visão e deturpação da realidade, e ai Brasil? Seria tão diferente em outros Estados?

    ResponderExcluir
  2. De, você falou com muita propriedade sobre Educação,visto que faz parte do nosso dia-a-dia. São muitas vitorias conseguidas com suor e luta sem que órgãos competentes saibam o que ocorre no cotidiano.Valorizam pessoas puxa saco que não sabe o que uma sala de aula,um compromisso com a família e com a sociedade .Precisamos aproveitar esse momento em rede Nacional e gritarmos das nossas angustias e mostrarmos que tudo começa em uma sala de aula,professores.A valorização do magistério tem que ser já,ordenados justos ,para que possamos exercer nossas funções com alegria e confiança ,sabendo que no final do mes teremos tranquilidade para continuarmos sendo professores, dando o que temos de melhor para nossos alunos e ajudando a sociedade a formar homens de bem. Lute e creia que dias melhores virão, se Deus quiser.
    Vanete Barreto

    ResponderExcluir
  3. Meus parabens precisamos lutar por dias melhores.

    ResponderExcluir
  4. Professora Izabel Riacho Seco, amei o seu desabafo. essa angustia também é compartilhada por nós professores aqui. a Educação deve caminhar sem a interferência daqueles que não têm conhecimento da causa que são os políticos muitas vezes analfabetos não assinam nem o nome direito, mesmo assim interferem ditando ordens e regras.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Denise foi muito legal obrigado mesmo, de
    coração:NOME :ARIELLY ACEITA NO MEU ORKUT ARIELLY_L.LINDINHA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. meu msn brayangatinho51@hotmail.com

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.