sábado, 12 de março de 2011

Sábado.

Cobilândia3

Qual é o último dia da semana? Sábado. E qual é aquele que você mais gosta? Vou responder por mim: SÁBADO! Esse dia é mesmo muito especial.

Tem gente que prefere a sexta-feira. Mal sabem eles que preferem a sexta, porque é, simplesmente, a véspera do sábado! Outros preferem o domingo. Realmente, depois do agito do sábado, domingo é bom mesmo pra descansar. Mas em todos os dois casos, o principal é mesmo o sábado!

O nome “sábado”, na língua portuguesa, quer dizer “Dia de Saturno”. Sua origem está no judaísmo: “O Sabbatum era originado diretamente do hebreu Shabbat, de conotação religiosa, em uma época em que os judeus e cristãos formavam um só povo e uma só cultura. O dia Shabbat, era o dia em que os judeus se uniam para fazer sua reunião de fé e que hoje é o sábado, último dia de seu calendário semanal, sendo este o dia de descanso para os judeus.”

Para os não judeus e não adventistas, sábado é dia de roque. Ainda que o roque seja pesado, como uma boa faxina na casa ou carregar pesadas sacolas de supermercado! O que importa é que é um dia para se colocar a vida em dia.

Começa-se podendo acordar mais tarde (desliga-se, de véspera, o despertador!), com direito a alguns minutos de planejamento, antes de levantar… O banho pode ser mais demorado. E o relógio menos consultado, durante o passar do dia. (Excetuam-se os trabalhadores explorados, também, durante os finais de semana. Esses, infelizmente, devem estar “babando” com a minha descrição do sábado. Sinto muito.)

Faça sol de praia ou chuva e vento na cortina, o amanhecer de sábado é único, durante a semana. Ele vem carregadinho de expectativas, bem diferente do domingão sonolento. Este já traz o carma de ser véspera de segunda-feira. Tristeza intrínseca! Sábado não. Sábado pode. Tudo é permitido. Visita de parente. Almoço no shopping (e a tarde toda, se quiser). Comprar aquele sapato. Colocar o cachorro no petshop, para o banho semanal. Ida ao cabelereiro. Passeio no calçadão. Encontrar com os amigos. Tomar uma água de coco. Parada, sem pressa, pra namorar…

Quem trabalha a semana toda, sabe bem do que estou falando. Não importa a profissão. Trabalha-se por cinco dias. Aumenta-se o PIB do país. Engole-se sapos. Sua-se a camisa. Produz-se cultura, produtos, serviços. Mas quando o expediente termina, no final da tarde, da sexta-feira… não há como conter a alegria que vem da alma! Happy Hour, de verdade.

E, o melhor de tudo isso, é que HOJE É SÁBADO. Abra logo esse sorriso.Vá fazer alguma coisa. Ou nada! Fique aí tranquilão. Afinal, está na hora de ser feliz! Aproveite.

sabado

2 comentários:

  1. Ficou bem na foto, hein, amiga!?
    beijos
    Laura

    ResponderExcluir
  2. Amei seu doce novo!! Lindo, lindo!
    Sábado é tudo de bom. Pena que acaba logo! Sabe que eu nunca tinha me atinado para o fato de sexta-feira ser tão esperada por ser véspera do sábado. E não é que é mesmo! rsrsrs Legal.
    bjs

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.